quarta-feira, 6 de março de 2013

AMSTERDAM 2013 -PROGRAMAS CULTURAIS



                                Foto Monica Cella





AMSTERDAM 2013
 It’s Amsterdam

Apesar dos estereótipos pelos quais ficou famosa pelo mundo afora, uma das mais importantes características de Amsterdam é sua forte pegada cultural. Repleta de artes por todos os lugares a cidade esbanja cultura e eventos culturais não faltam por aqui durante o ano todo. Está entre as cidades européias mais bem provida de museus, casas de espetáculos de arte, exposições, galerias de arte, eventos culturais. É conhecido o amplo suporte e apoio dado às artes pelo governo holandês durante toda sua história (exceção feita nos atuais tempos de crise em que o governo fez vários corte nas verbas para as artes, inclusive). Portanto arte e cultura são por si só festejados e celebrados amplamente. 
Mas o ano de 2013 é um acontecimento especial na história da cidade. Diversas instituições culturais comemoram seu aniversário nesse ano. Os emblemáticos canais em forma de ferradura que contornam o centro da cidade completam 400 anos, o Van Gogh Museum completa 40 anos, o pintor Van Gogh completaria 160 anos em 30 de março, o magnífico Rijksmuseum, o museu mais antigo da cidade, reabrirá suas portas após intensa reforma, o |Artis Magistra Zoo faz 175 anos, 125 anos do Concertgebow a casa de espetáculos de música erudita/clássica/contemporânea, 100 anos do Frans Hals Museum e outras comemorações não menos importantes.

A faixa de canais do centro histórico é Patrimônio Mundial tombado pela UNESCO em 2010. Seu projeto e layout é único, incomparável em termos de paisagem urbana. Sua  construção atesta a prosperidade econômica durante a Golden Age no século 17.  Nas casas localizadas nos principais canais viveram prósperos comerciantes na época de Ouro dos Países Baixos, época da Companhia da Indias Orientais/Ocidentais, das grandes navegações e conquistas além mar. 
Hoje algumas dessas casas são museus de arte ou históricos, de época. O HetGrachtenhuis (Museu dos Canais) é uma bela oportunidade para aprender um pouco mais sobre os canais e a história da cidade. 
Outros museus que refletem o modo de vida da antiga Amsterdam são:

antiga casa da familia Van Loon. William Van Loon foi o cofundador da Companhia das Índias Ocidentais em 1602. A casa foi construída em 1672 e projetada pelo arquiteto Adriaen Dortsman. Atualmente na casa museu há móveis da época, quadros, porcelanas e prataria. O primeiro morador da casa foi o pintor discípulo de Rembrandt Ferdinand Bol.

Construido em 1687 o museu é um pequeno palacete no centro da cidade. Casa de uma das famílias mais ricas da Republica dos Países Baixos no século 17/18. A característica principal desse museu é que abriga uma coleção de instrumentos de teclado, alguns de época. Concertos são organizados com freqüência e para saber é só consultar a agenda no website. Todos os domingos concertos as 4:45pm. Ingresso podem ser comprados no museum. Recomenda-se reservar antes.


Sob a fachada original de uma típica casa do século17 com quase 350 anos, esconde-se uma bela surpresa: além da casa, uma igreja escondida no sótão. A igreja vem dos tempos da Reforma Religiosa em que professar a fé Católica era proibido na cidade. A partir de 1578 a cidade se tornou Protestante e os Católicos foram impedidos de manifestar sua fé. A história começa em 1661 quando o rico comerciante Jan Hartman comprou a casa de frente para o canal e também as duas casas adjacentes na parte de trás. A fim de configurar a igreja unificou o sótão das mesmas. Durante mais de 200 anos a igreja no sótão serviu aos católicos que se reuniam para praticar sua fé. Na época a igreja abrigava em torno de 150 pessoas sentadas. Hoje esse número diminuiu por causa da deterioração da casa. È possível celebrar casamentos na igreja e todo primeiro domingo do mês tem missa as 11am, todos são bem vindos. Atualmente está em curso um novo projeto para o museu. Por causa do grande fluxo de visitantes e conseqüente deterioração do antigo museu, a casa ao lado vai ser parte integrante do museu. Vai abrigar a recepção e uma passagem subterrânea levará ao museu a partir da recepção. Diz-se que as autoridades protestantes na época faziam vista grossa a Igreja e suas práticas.

Também existem as casas que hoje abrigam museus de artes ou artefatos: 

*FOAM Amsterdam (fotografia) http://www.foam.org/

*Huis Marseille Photografie Museum  http://www.huismarseille.nl/en

*Museum of Bags and Purses  http://www.tassenmuseum.nl/en

A primavera chegando o clima tende a ficar mais estável com dias mais longos o que significa mais tempo para aproveitar a cidade e tudo o que está acontecendo por aqui. Com toda essa programação moradores e turistas tem muito o que fazer durante a temporada que se aproxima.


 Site com toda a programação - Iamsterdam





                                Foto Monica Cella

Nenhum comentário:

Postar um comentário