domingo, 24 de março de 2013

Do you fancy a coffee?



                                                BLUE na Kalverstraat


Talvez por ser uma cidade que abriga muitos imigrantes Amsterdam tem uma variedade considerável de  cafés, confeitarias, bares e restaurantes. Lugares inspirados em culturas diferentes, especialmente os restaurantes. Japão, India, Suriname, China, Italia, Indonésia, Thailandia, Portugual, França, Espanha, Russia, etc. Para todos os gostos e todos os bolsos. Com tantas opções à disposição é sempre legal procurar por algo novo, diferente. Como eu curto muito descobrir novos lugares também gosto de dividi-los sugerindo os lugares que eu gosto por algum motivo ou apenas compartilhar como uma sugestão. Eu sempre tenho a minha listinha de espera onde anoto os lugares que eu gostaria de conhecer. Assim fica mais fácil lembrar, quando surge uma oportunidade e você já tem algumas idéias em mão. 
Aqui tem algumas sugestões para um lanche, um café, chá ou mesmo um drink.
Se você é do tipo que costuma almoçar "comida de verdade" pode ficar um pouco desapontado pois aqui no horário de almoço a história está mais pra sanduíches e lanches do que pra comida propriamente. Tem alguns restaurantes que nem sequer abrem ou servem comidas nesse horário, apenas lanches, saladas, e sopas.  Mas como a cidade é preparada para receber turistas sempre tem opções pra quebrar o galho com uma boa comidinha. Nesse post aqui dou algumas sugestões de restaurantes.
Agora vou falar de cafés e afins, na hora daquele bate papo com os amigos ou apenas para um café ou drink.

CAFES, PATISSERIRES  e afins

A vista é o grande atrativo do Blue, fica localizado dentro da Kalvertoren uma galeria na rua de pedestres Kalsverastraat, bem no centro de Amsterdam. Na parte central da Kalvertoren pegue o elevador de vidro e siga até o ultimo andar. O Blue é pequeno e quase sempre cheio, mas tem dois andares o que facilita as coisas.






STRANDZUID
A praia em Amsterdam, essa é a idéia do local. Areia, água no canal ao lado, o verde do parque e quando o tempo capricha dá até pra tomar um banho de sol nas espreguicadeiras que ficam num local a parte. Entre o Beatrixpark e o centro de convencoes da RAI. Um oásis de relax bem no meio de Amsterdam. Só abre durante o verao. Recomendo com certeza. 

PASTA FACTORY
Pra quem tem fome de uma massa ou salada esta é uma boa dica, as massas sao frescas e os pratos sao bem bons, a porcao é generosa. Fica bem central, no final da Kalverstraat sentido do Flower Market, Muntoren. Precos honestos.

SCREAMING BEANS
Dois endereços na cidade, aquele que fica na Eerste Constantijn Huygensstraat, nº35 foi recentemente renovado. Decoração moderna, ambiente mais adulto e reservado. Digo isso pensando em crianças, o lugar não é muito child friendly. Legal para um almoço, lanche ou mesmo um bate papo com amigos para apenas uma bebida, vinho ou chá/café.

VLAAMSCH  BROODHUYS
Tradicional casa de pães que prima pela qualidade dos ingredientes usados na fabricação dos produtos. Além dos pães tem a confeitaria com as mini tarteletes que são deliciosas. Várias lojas espalhadas pela cidade, a maioria tem um lunchroom onde você pode senta-se e desfrutar tranquilamente do seu lanche e no final comprar seu delicioso pão. 

Kuipers Kaas
Eerste Constantijn Huygensstraat
Elandsgracht
Haarlemmerstraat
Vijzelstraat
Cornelis Schuytstraat
Christiaan huygensplein
Beukenplein
Utrechtsestraat
Vijzelstraat
Boerenjongens Eetwinkel

BAKKEN MET PASSIE
Confeitaria da tradicional e famosa cadeia holandesa Simon Meijssen que começou em 1910. Os fortes são os doces, feitos com delicadeza e ingredientes de qualidade como os chocolates Valrhona. Vale a pena uma visita. Localizado na Albert Cuypstraat a rua onde também esta localizado o famoso mercado aberto Albert Cuyp Market.

A proposta é o uso de açucares orgânicos, mel e não refinados na elaboração dos produtos. O ambiente é muito charmoso, decoração romântica, estilo sinta-se em casa.

Um clássico grand cafe. O espaço interno é amplo, acomoda bem grupos grandes e conversas mais animadas sem incomodar os vizinhos da mesa ao lado. Aquele lugar que você pode levar seu jornal, livro ou laptop sem ser incomodado. Com 2 andares e ambientes a escolher também te 2 salas separadas para eventos privados. Terraço e varanda externos com vista para o Amstel. Em dias quentes e ensolarados vale a pena uma mesa do lado de fora. Oferece além do menu um serviço de salad bar.Durante o dia serve lanches, aperitivos e drinks, café e high tea. A noite serve jantar e na ultima sexta feira do mês tem DJ com espaço para esticar a noite e dançar no térreo. Bem central.







Outro estilo grand cafe. Fica localizado na Spui uma rua com vários cafes, bares e restaurantes e bem central, região de locais e turistas.No piso superior tem um espaço para exposições de artes. Recomenda-se reservas para 8 ou mais pessoas.

SINGEL 404
Muito central e pertinho da University of Amsterdam é um lugar frequentado por muitos estudantes. O cardápio é variado com muitas opções de sanduíches, também tem sopas e saladas. Cafés, sucos, shakes e chás. O detalhe do Singel: muito conhecido sempre tem fila se você chegar após o meio dia. Tente chegar uma meia hora antes que dá super certo. Os pratos são generosos e o preço abaixo da média. Mesas externas na beira do canal. Das 10:30am as 18pm. 

CAFFE ESPRIT
Bem no centro, no coração da Kalverstraat. Ambiente agradável todo envidraçado onde você pode ter uma vista panorâmica de toda a pracinha Spui. É uma delícia ficar alí só olhando o burburinho que passa, o vem a vai de pessoas e bicicletas. Serve saladas, massas, sanduíches, sopas, omeletes, snacks, tortas, etc. 

Uma franquia belga espalhada por diversos países, inclusive no Brasil (SP). O chef Alain Coumont sempre procurou pelo pão de sua infância para seu restaurante até decidir fazer seu próprio pão. A idéia essencial do Le Pain é usar ingedientes básicos orgânicos na confeccção dos pães. O conceito se espalha por todos os outros produtos da marca. Pela mobília, decoração e materias utilizados, tudo o mais natural possível e de preferência reciclado. Uma característica da marca são as grandes mesas comunitárias e um ar de casa de fazenda com muita madeira natural e grandes armários cheios de produtos feitos por eles: geléias, biscoitos, etc.

DE BAKKERSWINKEL
Outro tradicional café de Amsterdam. Popular pelo pão e pelo ambiente tipo sinta-se em casa (muito apreciado pelo holandeses) com mesas coletivas ou separadas. Várias lojas na cidade, consulte o website para encontrar a mais conveniente.

GREENWOODS
Um lugar pra ir quando você está com aquela fome. Aqui a comida é o principal. Primeiro pela qualidade dos produtos que ganha destaque. Produtos da estação, orgânicos e sempre frescos. Os dois Greenwoods não são grandes  e já bem conhecidos na cidade o que os torna lugares muito movimentados (quase sempre tem fila de espera). O cardápio tem opções para todos os gostos. Recomendo: Healthy Open Face Sandwich, Smoked Salmon Open face, Organic Carrot cake, Chocolate Cake, Apple Crumble, Sop of the day (já experimentei diferentes sabores e todas são ótimas). Experimente o Chai tea (Masala tea) delicioso mix de chá, leite, gengibre e especiarias.

Uma instituição dos velhos tempos em que a cidade se projetava para o futuro. Construído em 1902 pelo arquiteto Willem Kromhout a idéia era trazer para Amsterdam um pouco da atmosfera de grandes metrópoles como Paris. Amplo, espaçoso e todo em estilo Art Noveau, foi ponto de encontro de escritores e famosos num passado recente. Vale a pena a visita já que fica no coração da agitada Leidsenplein.





Um café dentro de um belo e tranquilo jardim, bem pertinho do centro barulhento da cidade. Se voce vai até o Hermitage e no final da visita fizer uma parada para um café, pode ir até o jardim na parte de trás do museu que tem esse café num amplo espaco verde. Se o dia for de sol, melhor ainda é um dos locais mais deliciosos pra um drink no verao. Pode entrar pela rua lateral sem ter que entrar no museu.

Localizado dentro do Doubletree Hilton Hotel pertinho da Centraal Station, vizinho da Openbare Bibliotek. Entre no lounge do hotel, vire à esquerda e suba até o 11º andar. A vista de Amsterdam é fabulosa. Tem algumas mesas com poltronas na lateral direita ao fundo com uma vista linda do Ij. Tipico lugar pra beber um drink, alguns snacks e  jogar conversa fora. Estilo happy hour.

Tradicional franquia de cafes com várias lojas pela cidade. Sua especialidade é um pãozinho em forma de anel chamado bagel. Os bagels vem em diferentes preparos em pães pretos ou brancos com sementes, passas ou simples. Acompanhados de cream cheese, diversos tipos de patês ou com combinações de recheios diferentes.  As lojas são espaçosas e muito descontraídas, acolhem bem grupos grandes e conversas animadas sem sem preocupar com a hora de ir embora. Dica: o Bagel de carpaccio, parmegiano reggiano, molho de manjericão, rucula e pinholi.

GÜLLÜOGLU  (pronuncia-se algo como gülholu) Café/confeitaria turco)
Se quiser apenas provar algumas das delícias da culinária turca, como um lanche, doce, café ou chá o Gulluoglu (pronuncia-se +- gulhiôlu).
O local é uma espécie de Café/confeitaria que serve pratos rápidos e lanches, os doces típicos, café e chá turcos. 
Prove os doces Baklava e  Kadayif, assim como o Simit um pãozinho coberto com gergelim, a Turkse hartige taarten uma espécie de lasanha, camadas de massa fininha recheada com queijo, Lokum um docinho tipo uma gelatina mais dura, coberto com açúcar fininho.



O Café fica bem no centro pertinho da Muntoren e do Mercado Flutuante de flores (Bloemenmarkt).
*Fotos de  Kadayif e Baklava, from GULLUOGLU's Website.



COFFEE COMPANY
Outra franquia espalhada pela cidade. Tradicionais cafes: capuccino, espresso, americano, etc.

BROOD - como diz o nome apenas pão, a especialidade da padaria; perto do Albert Cuyp Market tem uma das muitas lojas espalhadas pela cidade. Na primeira rua à direita entrando no Albert Cuyp Market a partir da Ferdinand Bolstraat. Aqui tá o mapa.Na Bethoveenstraat também tem uma loja.

CALF AND BLOOM (antigo cafe Replay)
Localizado dentro da Kalvertoren (mesmo local do Blue). Tá perdido pelo centro e bateu aquela vontade comidinha tipo uma massa? dá pra quebrar o galho. Ou apenas um drink pra jogar conversa fora. Bem central.

LA PLACE
Esse restaurante você vai encontrar em absolutamente toda a Holanda, é uma quase instituição nacional. Geralmente dentro ou próximo das lojas V&D (outra famosa loja de departamentos holandesa). A idéia é agradar a todos os gostos. Tipo self service, você vai encontrar buffet de saladas, grelhados feitos na hora, sopas e pães, sanduíches prontos, massas, legumes, sucos naturais, café/chá, tortas, etc. Bebidas em geral.

*PATISSERIE POMPADOUR- tem duas casas: Lunchroom na Kerkstraat, 148 e Tearoom na Huidenstraat,  12 - bem central. A Tearoom é mais confeitaria com grande variedade de doces. A outra loja  oferece uma proposta mais eclética com lanches e doces.

Padarias e Confeitarias

*HARTOG'S - considerada a melhor padaria de Amsterdam, somente produtos biológicos, sem aditivos. Pães integrais são a marca registrada dessa padaria em funcionamento desde 1896. Fica um pouco contramão a partir do centro, mas vale  a pena! Aqui tá o mapa.
Tem dois locais: um é apenas para venda dos pães e produtos outro que fica a poca distãncia do primeiro tem mesas internas e externas e serve sanduiches, sucos e cafe.

*LE FOURNIL - a melhor padaria francesa da cidade; tradicionais baguetes, pães de todos os tipos: pretos e brancos com grãos de todas as espéces e combinações. Pães com figo, olivas e tomate seco, passas, diferentes sabores, doces, etc. 

VLAAMSCHE BROODHUIS - além dos pães deliciosos as casas  tem um lunchroom onde você pode ter um agradável almoço ou lanche..

SIMON MEIJSSEN
Tradicional panifício e confeitaria desde 1910. Diversas lojas espalhadas pela cidade. Dica: o cookies são ótimos.

Chocolates
*Puccini -  deliciosos chocolates artesanais sem conservantes
*PATISSERIE KUYT 
*ARTI CHOC- chocolateria com diversos tipos e recheios de chocolates. Perto do Vondelpark.


Nenhum comentário:

Postar um comentário