sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MIXMAX BRASIL, e a cultura popular - Tropenmuseum, Amsterdam









MIXMAX BRASIL, um passo ao encontro do outro


O Brasil e suas cores, alegria e criatividade. A música contagiante, os ritmos quentes, o frevo, o carnaval. A capoeira e sua ginga malemolente, tipicamente brazuca. O mangue, a praça e a praia. A criatividade presente na reciclagem, na reutilização de material descartável, reciclar a vida e a ordem das coisas. Tudo isso é muito nosso, só quem é brazuca sabe a dor e a delícia de ser brasileiro. Nossa rica cultura, impregnada de cores, sabores e ritmos. Tanta criatividade e gingado, nossa história e raízes nos fazem um povo pra lá de especial, reunindo qualidades que nos fazem singulares no planeta. 
Mix Max Brasil  que acontece no Tropenmuseum em Amsterdam tem tudo isso junto e misturado. Uma salada de frutas tipicamente brasileira com sabor de manga rosa, banana nanica, banana prata, caju e açaí.
O Tropenmuseum Junior que é a parte do museu voltada para crianças organiza a cada dois anos e meio uma exposição/ambientação. É algo como um cenário todo montado dentro de um espaço físico cheio de ambientes diferentes. Os ambientes são temáticos e é feito um recorte dentro de um assunto de alguma cultura contemporânea. No caso do Mix Max Brasil o tema é a cultura do Brasil, com o foco no Nordeste mais precisamente em Recife/Pernambuco. A idéia da escolha de Recife provavelmente tenha sido feita pelo passado histórico que a Holanda tem com a cidade - Os holandeses desembarcaram em Olinda  em 1630, conquistando depois a cidade do Recife que se tornou sua capital. Permaneceram 24 anos no poder de parte do Brasil. 


                                         Oficina de artes


A idéia é trazer um pouco da cultura do país para que as crianças entrem em contato através de uma imersão. Fisicamente entram em ambientes guiados por monitores (brasileiros) que mostram através da música, arte e artesanato as diversas facetas do que é essa parte do Brasil. A ambientação é belíssima, cheia de cores, com uma atmosfera calorosa. Almofadas de chita colorida, chinelos havainas (que as crianças podem usar para descobrir os ambientes). A presença das raízes afro-brasileiras na cultura religiosa através da imagem de Iemanjá, com oferendas e seus ritos no mar. Insetos, peixes e pássaros feitos de garrafas pet. Ambientes totalmente construídos com garrafas pet, tampinhas, rótulos da bebidas. Uma oficina de artesanato onde as crianças participam executando alguma peça com material reciclado e sucata Grafiti,    peças de artesanato e música compõem o cenário onde aprender se torna mais do que apenas uma informação. É parte de um processo de ir ao encontro do outro, do diferente. Imergir no seu universo e assim também participar dele, adquirindo a capacidade de aceitação e entendimento do outro. 
Assim é a proposta na sua essência.

Os artistas brasileiros participantes:

DJ Dolores
Derlon Almeida - xilogravuras
Galo de Sousa - artista grafiti
Tiana Santos - artista que faz reciclagem pet
José Bezerra - artista escultor, tronco de arvores


MIX MAX BRASIL vai até a primavera de 2015. Os horários estão no site, mas deve-se fazer reserva durante a semana porque o tour/oficinas é bastante concorrido. Tem oficinas somente para crianças com critério de idade e também para familias que participam junto com a criança.São grupos orientados por guias durante o percurso e a mini oficina. A língua é holandês mas pode agendar para grupos em português ou inglês. 
Telefone para agendar: 020 568 8300  



 pinturas imitando xilogravuras de Derlon de Almeida




Iemanjá a Rainha do Mar...



Grafitis de Galo de Souza





Nenhum comentário:

Postar um comentário