sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

TROPENMUSEUM, em Amsterdam








Sobre as diferenças

O Tropenmuseum é um museu etnográfico, ou seja, um lugar onde você vai encontrar todo tipo de informações sobre a cultura dos povos. Ásia, Oceania, África, America Latina. Artes, dança, teatro, musica, hábitos e costumes. Uma verdadeira paixão em coletar, agrupar e organizar coisas e histórias. Um espaço cheio de conhecimento, cores e saberes.
Abriga oito exposições permanentes assim como exposições temporárias de artes. 
A coleção do museu tem mais de 664.000 peças entre objetos, desenhos, pinturas, fotografias, slides, filmes, documentos, etc. Sem dúvida uma visita que merece um tempo especial para aproveitar com calma e atenção tudo o que o museu tem para oferecer. Só o prédio onde fica o museu, datado de 1926 já vale a visita, é lindo!
O Tropenmuseum fica na Plantage uma area cheia de atrações e reconhecida por sua diversidade cultural. Aqui se encontram vários museus, casas de show, o Zoo de Amsterdam, o Horto Botânico, restaurantes e o Oosterpark.

Pra quem gosta de antropologia é visita obrigatória. Mesmo pra quem não tem muito interesse no assunto a visita pode ser surpreendente. Objetos originais e interessantes despertam a curiosidade dos mais desinteressados, surpreendem pela beleza dos detalhes, pelos materiais usados e pela utilidade que tinham numa época muito distante num contexto sequer imaginado por nosso pensamento posmoderno. Objetos enormes feitos de madeira maciça, esculpidos com arte e técnica. Máscaras que serviam aos mais diversos rituais. Estatuetas, amuletos e armas, utensílios da vida cotidiana. A maneira como os povos se organizavam com suas crenças, mitos e ritos. Sua arte, música e dança. Uma viagem no tempo através dos objetos e culturas. Tudo tem uma história por trás. 
Mas acima de tudo um questionamento se faz presente durante e depois da visita. A relação entre as histórias intrínsecas aos objetos/imagens/documentação e a nossa sociedade contemporânea com suas polêmicas e controvertidas migrações de pessoas/culturas. 
O que tudo isso tem a ver com nossos problemas de tolerância e aceitação tão atuais e pertinentes...(especialmente numa Europa decadente em seus valores mais fundamentais)









O museu também tem uma parte especialmente para as crianças, o TropenmuseumJunior.  Exposições interativas que permitem as crianças entrar fisicamente dentro do universo em questão. O ambiente é totalmente construído para a exposição. Com cenários típicos reproduzindo aspectos da cultura local como se fosse in loco. Uma imersão em determinada cultura onde  o experienciar passa pelos sentidos: tocar, ver, ouvir, falar/cantar/perguntar. 
A idéia central é um aprendizado/aquisição ativo, onde a criança participa de atividades típicas da outra cultura. Isso cria um senso de pertencimento ao outro universo. Além de estimular os sentidos, a descoberta, o novo, o diferente. Amparadas por esse contexto e com guias treinados os pequenos abrem as possibilidades para aprender e vivenciar a tolerância e aceitação - tão famosos na cultura holandesa. A cada dois anos e meio há a troca de exposição.
Os pequenos a partir de um ano já tem o que fazer por lá nos fins de semana. De um a seis anos crianças acompanhadas dos pais têm atividades no espaço chamado Kartini Wing. Desenho, pintura, dobraduras. Para os maiores de 6 a 13 anos existem outras atividades interativas, tais como oficinas temáticas. 
A atual exposição temática chama-se MIXMAX BRASIL e é totalmente voltada para a cultura do Brasil, mais precisamente o Nordeste - Pernambuco - que tem uma relação muito próxima com a Holanda devido ao seu passado histórico. O frevo, a arte de rua, as praias, o candomblé, a reciclagem dos materiais, a criatividade. Para saber mais da Mixmax Brasil clique aqui.

Aqui tem o site do Plantage onde você pode ver as difersas atrações espalhadas pela área. Abaixo algumas das mais importantes:
No site do Tropensmuseum vcoê pode encontrar o horário, tickets e rota.


Rembrandt House Museum  (casa museu de Rembrandt com exposições temporárias)
Hetmuziektheater  (ballet, opera, dança)
NEMOMuseum (Museu de Ciências voltado para crianças/adolescentes)
Royal Theater Carré  (shows, espetáculos, musicais, comédias)
Jewish Historical Museum  (Museu sobre a cultura Judaica, exposições temporárias de artes)
Dutch Resistence Museum  (museu sobre a 2ª Guerra)
Amsterdam Tatoo Museum  - (fechado temporariamente, + info no site)
Arcam  Centro de Arquitetura - (workshops, palestras, exposições, etc)















Nenhum comentário:

Postar um comentário