quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Stedelijk and Alzheimer's




STEDELIJK, engajando a arte como função social



Qual a função da arte? particularmente faço parte de um grupo que acredita que a arte não tem função. Falo isso da grande arte, aquele tipo de arte que realmente fez/faz a diferença no mundo. Falo de Rembrandt, Vermeer, Van Gogh só pra citar alguns. Essa arte situa-se num espaço onde a capacidade humana da criação vai além do simples ato criativo. Mas isso é assunto pra lá de complexo. O que eu acredito é na função social da arte dentro de um contexto ou dentro uma comunidade, aí sim ela pode exercer um grande e importante papel.



Foto do Google Images



Mas o que isso tem a ver com o que eu vou falar aqui?

Começa em abril 2013 no Stedelijk Museum de Amsterdam  (em colaboração com o Van Abbemuseum de Eidhoven) um programa voltado para um publico especial: portadores de Alzheimer e seus cuidadores. Inspirado num programa similar do MOMA de Nova York O "Meet me at Moma"  o Stedelijk vai oferecer atividades guiadas especialmente elaboradas para a apreciação dos objetos de arte.
Com o crescente aumento do Alzheimer no mundo, cada vez mais pessoas estão envolvidas direta ou indiretamente com a questão. A partir dessa perspectiva o museu oferece a arte como um agente de apoio, interação e integração com os envolvidos. A arte pode ser acessada sem a necessidade da memória de curto ou longo prazo. A fruição de uma pintura ou de uma escultura por exemplo não implica na interferência da razão/lógica. Assim sendo os portadores de Alzheimer podem até mesmo se beneficiar do contato, da exploração livre e espontânea das obras, num ambiente seguro e monitorados por guias especialmente treinados. O programa propõe experiências significativas com arte,  permitindo ao publico interagir através das obras, que podem funcionar como um link entre a vida pessoal e o mundo, além de estimular as funções cognitivas.

Pra quem quer saber mais sobre o programa do Moma aqui tem o link.
O Stedelijk fica na Museumplein, mesmo local onde estão o Van Gogh Museum  e o Rijksmuseum em Amsterdam. Aqui o link para a pagina do museu que fala sobre a atividade.






Nenhum comentário:

Postar um comentário