segunda-feira, 28 de maio de 2012

EYE FILM MUSEUM em Amsterdam


EYE FILM MUSEUM




EYE Film Institute Netherlands,  inaugurou em abril sua nova morada. Agora localizado na Ijspromenade, atravessando o canal, atrás da Centraal Station. 
O instituto tem como finalidade geral o desenvolvimento da cultura cinematográfica e o fomento do cinema holandês aqui na Holanda e no exterior. 
Através de sua extensiva coleção construída ao longo de 60 anos reflete os aspectos mais importantes da história do cinema.  
Oferece uma programação diária de clássicos do cinema e filmes atuais. São 37,000 filmes, 500,000 fotografias e 60,000 posters de filmes. Também consta de sua programação cursos, debates, workshops, atividades voltadas para crianças e jovens e outras.
EYE Film Institute Netherlands foi fundado em 2010 com a fusão de outras quatro organizações de filmes holandesas: Holland Film, the Nederlands Instituut voor Filmeducatie, the Filmbank and the Filmmuseum.Com essa medida a cultura cinematográfica da Holanda ganhou amparo e coesão, juntou forças para o crescimento, sustentação e amparo do universo do cinema.
O museu tem um projeto chamado Images for the Future  onde o departamento de coleções digitliza uma gama enorme de fotografias e filmes que são disponbilizados em websites, databases e aplicativos que podem depois ser acessados por pesquisadores científicos, instituições de ensino e outras organizações.

Programação clique aqui

Google Mapa


*(arquitetura by Roman Delugan e Elke Delugan-Meissl)



Exposição

5 Abril - 3 Junho 2012

Atualmente está em curso uma exposição em que artistas e cineastas experimentais fazem uso do inesgotável recurso encontrado nos arquivos através de fotos, imagens, DVDs, internet e outras tantas. O material é reelaborado, recriado em outras cenas, filmes e imagens ganhando outros significados. A exposição destaca a multiplicidade de possibilidades encontrada nos arquivos cinematográficos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário