terça-feira, 5 de junho de 2012

The Ontdekhoek, ou o canto da descoberta






The Ontdekhoek, o cantinho da descoberta
(porque brincar é a tarefa de toda criança...)

O slogan do Ontdehoek é: ‘waar bij jong en oud een ... (lampje) gaat branden’
O que significa “um lugar onde jovens e velhos são inpirados”


Esse lugar é super legal para levar as crianças, aliás, é feito para elas. Mas confesso que adorei as brincadeiras e eu mesma experimentei algumas. Recomendado para crianças de 4 a 14 anos.
Uma espécie de laboratório de experimentações, um workshop com muitas atividades práticas de descobertas e curiosidades. Tudo muito simples sem nenhuma sofisticação, mas cheio daquela atmosfera de criatividade, imaginação e curiosidade tão típica da infância. Aqui as crianças podem meter a mão literalmente em todos os experimentos e fazer elas mesmas as atividades que sempre instigam muita curiosidade. São mais de 30 atividades e tudo é experimentado in loco. Curiosidades do tipo, como fazer sabonete, como funciona um dique, como revelar uma foto na sala escura, como desenhar ou escrever com uma caneta de pena, como se ordenha uma vaca, como cunhar uma moeda em cera e outras tantas curiosidades estão à disposição dos pequenos. As instruções estão em holandês, mas tem também um passo a passo desenhado o que torna tudo muito fácil de assimilar. Algumas coisas como a confecção de sabonete, depois de pronto tem também uma pequena embalagem que deve ser feita pelas crianças seguindo as etapas indicadas. Além de prazeroso é educativo porque estimula o pensamento e algumas formas de raciocínio.
A recomendação é deixar os pequenos tão livres quanto possível para que eles mesmos possam fazer suas descobertas usando sua imaginação, sua criatividade e suas próprias mãos, braços e corpo. Portanto uma dica: fique de olho sem muitas interferências e só participe quando convocado pelo seu filho.
O lugar é pequeno, portanto chegar cedo é uma boa pedida. Quando tem menos crianças fica mais fácil de provar todos os experimentos sem empurra, empurra.
Logo na chegada a criança ganha um crachá onde estão relacionadas todas as atividades disponíveis. Quando escolhe uma atividade ela é marcada no crachá, assinalando que a criança já fez aquilo. Nesse momento ganha os materiais da atividade escolhida. Regra geral, cada atividade pode ser feita apenas uma vez. Mas acredito que quando não tem muitas crianças é permitido repetir. Se der tempo!
Depois de pronto o “produto final” pode ser guardado num lugar apropriado e no final do dia levá-lo pra casa.

*É permitido levar seu lanche se planeja ficar mais tempo por lá, não tem um lugar específico pra comprar lanches, somente chips e algumas bebidas.
*Valor – criança 10euros e adultos 8euros.
*Existe um local bem próximo onde você pode estacionar o seu carro (sem pagamento).
*Pra quem for de transportes públicos: Metro 50 >direção Isolatorweg, parada Jan v.Galenstraat; saindo do trem pela direita, desça as escadas e ao sair da estação, siga à esquerda, continue até o endereço do local na mesma rua; 
Tram 13> direção Lambertus Zijlplein, parada Jan v.Galenstraat; o tram13 passa pela Dam Square, bem no centro perto do Magna Plaza.
*Festas de aniversário são aceitas no Ontdekhoek; informações aqui. 
*Aberto de Terça (10am às 5pm) a Domingo das (11am às 5pm);
em Amsterdam fechado às terças temporariamente;
* The Ontdekhoek também em Rotterdam, Den Bosch, Zwolle, Sittard. Mais informações aqui 

*Google Map http://g.co/maps/a4mw7

Ontdekhoek Amsterdam:
Burgemeester Röellstraat 145
1064 BK Amsterdam
TomTom: Burgemeester Hogguerstraat 2
Amsterdam
Tel. 020 - 411 68 46
     












Amsterdam 20 de Maio 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário