domingo, 5 de fevereiro de 2017

VIAGENS CURTAS NA HOLANDA A PARTIR DE AMSTERDAM


A cidade tem o nome do mundialmente conhecido queijo Gouda, também é famosa pelo seu tradicional mercado de queijo, que acontece todas as manhãs de quintas-feiras - na primavera e verão -  em frente à Câmara Municipal de Gouda. Um espetáculo feito especialmente para os turistas conhecerem como era o mercado de queijos nos tempos antigos.
Experimente uma das muitas variedades de Gouda, explore a arquitetura do século 15 da cidade e confira a cerâmica Gouda, um estilo nativo da cidade conhecida por sua estética Art Deco.




Uma área planejada onde os séculos 18 e 19 são trazidos de volta ao presente. Típicos moinhos antigos onde você pode ver como era feita a produção de tintas dentro de um moinho. No museu do tamanco de madeira é muito interessante conhecer a historia desse símbolo holandês e suas inúmeras variações. Aqui você também pode ver ao vivo como se produz um tamanco e se divertir na lojinha que vende os charmosos tamancos. Também desfrute dos queijos holandeses visitando a fábrica de queijo. O Zaanse Schans é uma parte única da Holanda, com antigas casinhas típicas madeira, moinhos, celeiros e oficinas. Um dia no Zaanse Schans é divertido e educativo. 



HARLEEM  
Harleem fica apenas a 15 minutos de trem de Amsterdam. Uma cidade repleta de cafés, restaurantes, lojas charmosas, canais e ruazinhas. Aqui o ritmo é mais tranquilo do que Amsterdam e andar pelas ruas e descobrir seus encantos é um dos programas a fazer. A cidade também abriga o Teylers Museum, o mais antigo da Holanda.

As ruas tranquilas, a arquitetura medieval e os canais de Delft representam o charme das pequenas cidades holandesas. Delft se destaca graças à sua lista de ilustres habitantes e sua história. Vários membros da família real holandesa, viveram, foram casados e estão enterrados em Delft. O artista Johannes Vermeer retratou sua cidade natal e seus moradores em muitas de suas pinturas de renome. Delft também é conhecida por suas belas cerâmicas azuis, inspiradas nas porcelanas chinesas que foram trazidas primeiramente à cidade nos anos de 1600.
  



 
Esta é uma das preciosidades da Holanda. A pequena vila de Giethoorn com suas lindas casinhas do século XVIII é completamente livre de carros. Você estaciona seu carro na entrada da cidade e segue a pé ate o centrinho, onde aluga um barco para atravessar e passear por suas ruas-canais. As ruas da vila sao na verdade canais, repletos de pontes, passagens e caminhos. Os barcos passam pertinho das casas e voce pode ver o dia a dia das pessoas acontecendo logo ali nos jardins das casas. Pitoresca e charmosa, sem duvida vale a pena conhecer. Tem um post especial sobre GIETHOORN aqui.






Aqui você se sente tipicamente na Holanda passeando entre os icônicos moinhos de vento. São 19 antigos moinhos ao longo de trilhas para caminhadas e bicicletas, cercados por canais numa enorme área protegida pela UNESCO. Os moinhos datam do século XVIII e ainda são usados para bombear água para fora do polder - uma área de terras recuperadas de baixa altitude. Na entrada ele tem um local que aluga bicicletas. Se voce quer saber mais sobre polder clique  AQUI que tem um post sobre esse assunto, um fantástico e massivo trabalho de engenharia dos holandeses. Na Holanda tem ate um ditado que diz mais ou menos assim "Deus criou o mundo e os holandeses criaram a Holanda".  
Aqui  tem outro post continuação do primeiro Holanda o Pais das Aguas.


 

CAMPOS DE TULIPAS
A primavera, sem duvida é um dos momentos do ano mais lindos por aqui. O clima fica super agradável e a natureza acorda após um longo inverno. As flores são uma atração especial nessa época. Os Jardins do Keukenhof sao famosos no mundo todo por sua beleza planejada e meticulosamente cuidada. Tulipas de todos os tipos, narcisos, jacintos, gladíolos, dálias e muitos mais, enchem os olhos de alegria com suas cores vibrantes. A Holanda é conhecida por sua tradição de horticultura. A temporada 2017 vai de 23 de março a 21 de maio, com a melhor visualização geralmente em meados de abril.
Os campos de tulipas são uma atração imperdível. Preferencialmente faca o passeio de bicicleta ou de carro ao longo da chamada Rota das Flores. Começando em Haarlem, o ponto mais setentrional da Rota e percorrendo cerca de 40 km a sul de Leiden. Este trecho atinge a concentração mais densa de campos de flores. Você passara também por pequenas e charmosas cidadezinhas como Hillegom, Lisse, etc. 
*Post sobre o KEUKENHOF. 
 

  

  


ILHAS DO NORTE (MAR DE WADDEN) - também conhecidas como Ilhas Frísias Ocidentais.
Um arquipélago no Mar do Norte formado por cinco principais ilhas: Texel (a maior e mais habitada), Vlieland, Terscheling, Ameland, Schiermonnikoog.
Local de férias popular para os habitantes locais, mas menos frequentado por estrangeiros. As ilhas são polvilhadas com pitorescas aldeias à beira-mar ao lado de extensas praias e grandes populações de aves nativas e focas. Terscheling tem uma beleza meio selvagem, a ilha e super bem conservada e ainda preservada do hordas de turistas, o que lhe da um charme extra. Como acontece com quase toda a Holanda, a bicicleta é a melhor maneira de explorar a área. Ferries para as ilhas partem regularmente das cidades do continente ao longo da costa.

                         TERSCHELLING
  

Grande parte do parque é formado por uma densa floresta e lar de uma grande população de veados, antes de dar lugar a algumas das maiores dunas de areia na Europa. Um histórico hotel de caça construído pelo casal que fundou o parque está agora aberto ao público, além do Museu Kröller Müllerque exibe a coleção particular do casal, que inclui muitas obras de Van Gogh alem de Monet e Picasso. Também um lindo parque de esculturas a céu aberto. O parque disponibiliza bicicletas na entrada principal. Dentro do parque você também encontra cafés e restaurante.





 
VOLENDAM E MARKEN
VOLENDAM era um antigo porto da vila vizinha Edam. Com o passar do tempo a cidade de Edam construiu seu próprio porto e então Volendam se tornou um polder e aos poucos uma nova comunidade de pescadores se formou. Sua tradição religiosa é Católica tendo sido reduto de bispos e missionários no passado. Atualmente é uma animada vila com suas casinhas de madeira verdes e brancas que mais parecem sair de um conto de fadas. Ao longo da orla estão diversos restaurantes, bares e lojinhas com o típico artesanato local. Volendam também apresenta um pequeno museu sobre a sua história e estilo de roupas típicas, e os visitantes podem ter suas fotos tiradas em trajes tradicionais holandeses. Há uma conexão de ferry regular para Marken.
MARKEN também e uma pequenina vila de pescadores com suas casinhas de madeira verdes, porem aqui a tradição é protestante. As casas típicas e os trajes tradicionais são uma reminiscência do passado. Nos velhos tempos, a ilha foi desligada do continente após uma forte tempestade no século XIII. Por esta razão, as casas foram construídas sobre palafitas e sobre montes. Um dique, construído em 1957, mais uma vez liga a ilha ao continente.



                                 VOLENDAM



BLOEMENDAAL E ZANDVOORT
Bloemendaal  tem um clima mais animado especialmente durante o período de verão. Bares diversos e clubs  ao longo da orla, praticamente sobre a areia da praia. Diversão garantida durante o dia para beber algo ou comer nos seus muitos restaurantes cheios de gente bonita.  Quando o sol se põe a festa toma conta do local com DJs  e bandas ao vivo. Zandvoort é uma praia mais popular para famílias, locais e turistas. Nos meses de verão a praia de areias largas e aguas limpas e geladas (sim geladas, afinal e o Mar do Norte!) fica cheia. Uma boa quantidade de bares ao longo da praia.  
Mas não se engane aqui é Holanda e o vento rola solto e quase sempre!




 







Nenhum comentário:

Postar um comentário