sábado, 31 de janeiro de 2015

SPACE EXPO, uma viagem pelo espaço






O céu sempre exerceu um encantamento sobre mim. Desde pequena ficava horas admirando livros com imagens das estrelas, do Universo e suas Galáxias. Tentando entender o que significava anos-luz, buraco negro, como poderia uma estrela já estar morta se ela ainda brilha? Enfim...
Se você é curioso como eu e sua mente divaga pelos céus a procura de respostas sobre os mistérios do universo, aqui está um lugar para você! Um local pra conhecer e pesquisar tudo sobre o espaço. 
Como funcionam os satélites? De que material é feita a roupa dos astronautas? O que são supernovas? Como se formam as estrelas? Qual o impacto da ação humana no meio ambiente? Como é estar dentro de uma espaçonave e qual a visão de lá de cima?  Entre tantas perguntas o espectador vai passeando pelos ambientes da exposição e encontrando as respostas, entre textos, imagens, fotos e objetos.
O primeiro centro de exposição permanente sobre as coisas do espaço - um museu na verdade - fica aqui na Holanda, em Noordwijk (aproximadamente 40km de Amsterdam) - SPACE EXPO.

As crianças, podem interagir com alguns objetos que simulam experiências no espaço. Por exemplo, qual o seu peso em Marte? ou Plutão? Qual a sensação se você estivesse dentro de um foguete no seu lançamento? Mas os adultos também tem muito o que aprender através de textos e imagens. Algumas informações registradas através de satélites mostram o impacto da ação humana sobre o planeta. E aí você realmente sente e vê que estamos interferindo de forma irresponsável e inconsequente sobre o planeta. Todos sabemos disso, mas quando você vê fatos concretos em imagens tudo fica mais perto da realidade cotidiana . Na verdade olhar para cima significa - paradoxalmente - olhar pra baixo. Mais ainda, para o próprio umbigo, ao se dar conta que tudo começa com nossas ações individuais. Tão simples e tão complexo. 



Space Expo Noordwijk


Os visitantes também podem pegar um  trenzinho que os leva até a ESTEC (The European Space Research and Technology Centre) que faz parte da ESA (The European Space Agency).  Essa foi para mim uma das partes mais legais do passeio.
A Estec tem cerca de 2500 engenheiros, técnicos e cientistas trabalhando em inúmeros laboratórios. Os labs tem instalações e tecnologia para investigar os efeitos do ambiente inóspito do espaço sobre todas as questões envolvidas: componentes elétricos e mecânicos, todo o tipo de materiais, engenharia, etc.
O visitante é levado por um guia a conhecer réplicas de equipamentos que estão em serviço no espaço: instrumentos de testes, modelos em experiência e uma cópia da gigantesca International SpaceStation (ISS). Um fantástico laboratório de pesquisas e conhecimento que flutua sobre nossas cabeças sem que a gente se dê conta disso. Ela se localiza na parte mais baixa da órbita terrestre, cerca de 340 km do nível do mar! 
É o tipo de assunto que você vê na TV, lê algum artigo e tals, mas não tem idéia da magnitude que isso representa pra nossa vida aqui na Terra. Quanta pesquisa, tecnologia e desenvolvimento de novos instrumentos e informações acontece naquele lugar. 
Tão distante da vida aqui embaixo mas ao mesmo tempo tão perto. É impressionante do quanto  somos capazes em termos de tecnologia e o quanto avançamos nessa área.  




                               Estação Espacial Internacional -ISS


A ISS é uma base que funciona como laboratório, observatório e fabrica. Provê e conduz pesquisas científicas nas áreas da astrobiologia, astronomia, pesquisa humana, medicina espacial, ciências da vida, ciências físicas, ciências dos materiais, clima espacial e meteorologia. O legal disso é que os os cientistas na Terra tem acesso aos dados da tripulação e pode modificar experimentos ou lançar novos.

A montagem da ISS começou em 1998 com o primeiro modulo Zarya lançado no espaço em cooperação dos USA com a Rússia. Outros módulos foram sendo anexados gradativamente: por robôs, pelo Ônibus espacial e por astronautas em expedições fora das cápsulas  -  a partir da Estação ou do Ônibus espacial.


 * O astronauta Robert L. Curbeam (à esquerda) e o astronauta Christer Fuglesang da Agência   Espacial Europeia (ESA) - ambos os especialistas da missão STS-116 - participam da missão de atividade extraveicular (EVA) na construção da Estação Espacial Internacional. As massas de terra representados são a South Island (esquerda) e North Island (à direita) da Nova Zelândia

*AQUI ALGUMAS FOTOS do espaco (da ESA - European Space Agency) from Flickr 

ESA é uma Organização Internacional formada por vinte países: Áustria, Bélgica, Republica Checa, Dinamarca, Finlândia, Franca, Alemanha, Grecia, Irlanda, Itália, Luxembourgo, Holanda, Noruega, Polonia, Portugal, Romania, Espanha, Suíça, Suécia e Reino Unido.



Deslumbrante vista da terra, imagens feitas pela ISS.


O que? Space Expo
Onde? Keplerlaand, 3 - 2201 AZ - Noordijk, Nederland.
Horário: de Terca feira a Domingo das 10h as 17h








Um comentário: