quarta-feira, 8 de junho de 2011

EFTELING PARK


LAZER E DIVERSÃO NOS PARQUES TEMÁTICOS DA EUROPA

Férias na Europa pra quem tem crianças é um prato cheio e bem apetitoso pra saborear em qualquer época do ano faça frio ou faça calor.
Aqui tem programação pra família toda o ano inteiro. Basta se programar com alguma antecedência. A tradicional e icônica Disney Paris atrai milhares de pessoas, mas existem muito mais do apenas Disney. Aliás acho que a fama do nome através da propaganda massiva e intermitente não se justifica na prática. Mas isso é apenas uma opinião pessoal.
A proximidade entre os países facilita as viagens curtas do tipo feriado, ou feriado prolongado. As pessoas têm mais ofertas de passagens aéreas baratas porque existem muitas empresas que trabalham com o sistema de custos reduzidos (low cost tickets). Também todos os países são cobertos com um sistema de ferrovias que interligam cidades e países com viagens internacionais. As viagens podem ser feitas com esse transporte inclusive durante a noite, em vagões especiais com camas beliche em diferentes categorias.
Em alguns países (como Holanda e UK, por exemplo) as escolas seguem um calendário diferente dividido em terms ou períodos. São três períodos sendo que cada um deles tem uma semana de pausa. Mais ou menos a cada 45/60 dias, ou seja, as crianças não têm aula durante uma semana inteira, isso sem afetar as férias de verão ou as férias de inverno que no caso são em Dezembro entre os feriados de Natal e Ano Novo.
Holanda, Alemanha e Belgica têm muitos parques temáticos para crianças de todas as idades e parques de lazer (chamados Center Parcs) que oferecem diversão pra família toda.
Os Parques temáticos são divididos em áreas de lazer conforme o tipo de brinquedo: aventura, radicais, pra toda a família, para os pequenos, para aqueles que curtem contos de fadas, etc. Também tem personagens que as crianças podem encontrar eventualmente pelo parque ou em algum local previamente estabelecido, recebendo os pequenos pra fazer a tradicional foto, dar um autógrafo ou simplesmente abraçar.
Já os parques do tipo Center Parks são como colônias de férias com uma estrutura completa para inverno ou verão. No inverno as piscinas são internas e aquecidas e alguns contam com uma verdadeira floresta tropical no seu interior. Brinquedos, tobogãs, lazer assistido por monitores, brinquedos interativos, enfim, uma gama de atividades voltada especialmente para as crianças. No verão as piscinas são externas e atividades orientadas oferecidas para adultos e crianças: hidroginástica, caça ao tesouro, brincadeiras, etc.


Minha experiência pessoal por enquanto se resume aos parques temáticos e posso dizer que são muito bons. Nossa ultima experiência foi num parque aqui na Holanda chamado EFTELING. É um parque com temática de contos de fadas, ou seja, os personagens são fadas, gnomos, duendes e tantos outros característicos do folclore europeu ocidental. Mas o que mais me impressionou no parque é que ele está dentro de um bosque, é rodeado de verde por todos os lados. Alguns brinquedos, como por exemplo uns barquinhos que andam sobre trilhos, percorrem um caminho cercado de verde com patos no lago e pássaros cantando nas árvores. Tudo muito idílico, de uma tranqüilidade atípica de parques infantis, se você me entende. Aliás toda atmosfera do parque é muito agradável com diversos lugares pra fazer um picnic, colocar uma toalha e relaxar entre uma diversão e outra, coisa difícil de fazer com os pequenos que ficam encantados com tantas atrações.
Os brinquedos são bem diversificados e tem pra todas as idades. De aventuras radicais, como montanha russa (uma delas é toda de madeira) até singelos calhambeques pra garotada fazer de conta de dirige e tradicionais parquinhos desses de pracinha com gangorra, giragira, etc.
O parque também conta com uma infra estrutura de alimentação pra todos os gostos e  claro lojas especializadas com toda espécie de souvenirs.







EFTELING PARK
Onde: Holanda
Europalaan 1, 5171 KW- Kaatsheuvel
De Amsterdam pegue um trem para 's-Hertogenbosch; a partir daí tem ônibus p/ o parque linhas 137 e 168

Onde: Holanda, Belgica, França e Alemanha
DICA: quanto mais antecedência fizer reserva mais barato as diárias


*Movie Park  (Parque Temático) Oberhausen -Alemanha

*Parques Temáticos na Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário