quinta-feira, 23 de junho de 2011

Atividades com as crianças em Amsterdam


                                         


                                                                            Cobra Museum, Amstelveen.


                                                   Efteling Park

                                          
Brincar é a atividade mais importante para as crianças. Através da fantasia elas  estruturam seu mundo interno e elaboram suas vivências com o mundo que as cerca. Liberdade expressiva e criativa permeia todo o ato de brincar permitindo às crianças desenvolver todo o seu potencial imaginativo.
Se os adultos soubessem de fato a importância do brincar, esta atividade tão simples e corriqueira com certeza dariam mais espaço e estímulo aos nossos pequenos descobridores de universos.

As escolas na Holanda, assim como as escolas Internacionais por aqui tem um calendário diferente do Brasil. A cada 45/60 dias as escolas tem uma espécie de pausa, não tem aulas durante uma semana. Aí os pais tem que se virar como podem e correr atrás de diversão e brincadeiras para os filhos. Como o clima não ajuda muito durante a maior parte do ano, existem  muitas atividades indoor voltadas para os pequenos. 
Entre as cidades européias, Amsterdam é sem dúvida uma das melhores para viajar com crianças, a cidade mais child friendly que conheço. 
Logo que cheguei aqui ficava admirada com tantas crianças, carrinhos de bebê pelos parques e ruas. As famílias holandesas tem em média 3 filhos, o que não é pouco. Geralmente um atrás do outro com diferenças mínimas de idade. O governo holandês tem um sistema de incentivo às familias com descontos nos impostos para os casais que tem mais filhos. Isso se reflete na maneira como a administração das cidades se organizam em relação as crianças.
Por conta disso as cidades têm um planejamento direcionado ao pequenos, ao seu lazer e bem estar. Cada bairro, área ou conjunto de prédios de uma região tem sempre uma pracinha, um pequeno parquinho e algumas vezes uma quadra de esportes. Até as mini fazendinhas estão espalhadas em todas as cidades e vilas. Falei sobre elas aqui. 
Portanto a cultura local prioriza o brincar e de preferência estimulando, incentivando e oportunizando o lado educativo dessa atividade. Também respeitando alguns requisitos fundamentais: segurança, cultura, contato com a natureza, liberdade e por aí vai. Quando o clima permite, o contato com a natureza é incentivado através de muitos parques espalhados por todas as cidades. E todos absolutamente todos são preparados pensando nas crianças. Tem equipamentos de grande, médio ou pequeno porte. Brinquedos com as mais diversas formas e funções. Muitos perfeitamente integrados à natureza. Muito longe da cultura dos shopping centers, que aliás não existem por aqui (felizmente!). 
Algumas opções de lazer são muito criativas e proporcionam estímulo e incentivo para as crianças descobrirem coisas realmente importantes. Tem workshop de culinária, de pintura em tela, em cerâmica, mosaico, parques indoor para os dias de frio e chuva (que não são poucos), tour pelos museus, mini fazendinhas e muitas outras.
Os museus também tem uma programação especial voltada para as crianças. Workshop de pintura, visitas guiadas às exposições, brincadeiras, etc. . Sempre acontecem no fim de semana, é só dar uma olhada no site dos mesmos que sempre tem a programação/horário.
E por fim, se você estiver por aqui e o tempo não ajudar muito, o frio e a neve estiverem firmes e fortes, isso não é motivo pra ficar em casa. As crianças adoram brincar na neve, então deixa rolar...agasalha adequadamente os pequenos porque lá fora tem muitas brincadeiras que vão espantar o frio e gastar muitas energias. 

Bora brincar!

*EFTELING PARK - O meu preferido e da minha filha de oito anos também. O parque temático tem as antigas histórias e o folclore holandês como tema. Os brinquedos, as casas, a decoração toda do parque segue esse motivo lembrando as historinhas contadas na infância das gerações de outrora. Parece que você está num conto de fadas. Um parque lúdico, tranquilo, em meio à natureza. Onde ainda se pode ouvir o canto dos pássaros andando pelo parque ou no passeio de barquinhos pelo lago. Mas não se engane se pensa que só agrada aos que preferem tranquilidade, o parque também tem brinquedos radicais, como  montanha russa e outros. Vale a pena se deslocar para Kaatsheuvel a +- 100km da Amsterdam. Transportes públicos funcionam bem para chegar até lá. O ônibus que sai da estação para bem em frente do parque. Pegar um trem até Den Bosch, descer na Centraal Station de Den Bosch  siga até o terminal de ônibus descendo as escadas e pegue o ônibus para o Efteling; ou também pode pegar um trem até Tilburg Centraal Station e da estação um ônibus até em frente ao Efteling. Tem mais sobre o parque aqui.

KINDERBORDERIJ - são mini fazendinhas com vários bichos: cabras, cavalos, galinhas, porcos, coelhos, ovelhas, etc. Você pode comprar alguma comida para sua criança alimentar os bichinhos. Para as cabras tem mamadeiras de leite por exemplo. As mini fazendinhas são um projeto do governo holandês e os locais são administrados por um grupo de pessoas que estão por lá o tempo todo para orientar e zelar. A maioria também tem um bar que serve bebidas e lanches e algumas tem produtos feitos com o leite das cabras, tipo sorvete ou queijo. Dentro do Amsterdamsebos Parque tem duas delas: uma tem uma casa de panquecas bem tradicional e gostosa e um parquinho com vários brinquedos, além dos bichinhos. È essa aqui. 
Viagem no tempo através da história da bolsa, 4.000 exemplares. Desde o século XI até os dias atuais. Recomendo para crianças a partir dos 6 anos e adultos!
Festas de aniversário. 

Museum de Ciências/tecnologia/biologia. Aqui as crianças aprendem de um modo lúdico sobre muitas coisas. Curiosidades e diversão.
Na cobertura do museu tem um playground de água que funciona durante os meses de verão, com uma linda vista da cidade e um bar. O playground é acessível sem ingressos. O Nemo aceita também o Museumkaart.

OBA - Openbare Bibliotek (Biblioteca Publica de Amsterdam); aberta diariamente das 10h as 22hs - no piso superior Restaurante com vista p/ cidade; programação para as crianças, consultar no site. Pertinho do Nemo Museum. Mais sobre a Oba aqui.

SPORT FOR KIDZ - atividades física, dança, festas de aniversário: circo, danças, esportes. Eles também fazem a festa em casa com entretenimento.

Workshop de pintura (em inglês, fazer reserva) e audio tour para crianças.
Festas de aniversário com workshop de pintura (máx. 12 crianças).

COBRA MUSEUM (em Amstelveen - tram 5 - direção Binennhof, última parada)
Workshop de pintura nos finais de semana.
Aniversários com workshop de pintura: - Pacote: máx. 10 crianças, entrada+visita guiada a exposição+ instrutores do workshop+material =125eur
Visita monitorada - todas as idades - Domingos 13:00h/grátis
Aprendendo a apreciar arte: todos os Domingos a partir das 11h as 14h
Festas de aniversário. 

CHIMPIE CHAMP (Alsmeer pertinho de A'dam)
Brinquedos indoor, para todas as idades. Para gastar a energia da criançada: pula pula, piscina de bolas, escaladas, etc. Bar com mesas e poltronas em torno dos brinquedos, assim fica mais conveniente para os papais ficarem de olho nas crianças.   
Festas de aniversário. 
Brinquedos indoor, no subsolo da Waterlooplein. 
Pessoalmente não é meu favorito, acho que por ser subterrâneo tem sempre um cheiro de mofo que não me agrada. Mas é bem localizado, no centro da cidade. Dá pra quebrar um galho em dias de frio e chuva. Afinal esse tipo de reclamação é coisa de adulto e os pequenos querem mais é pular, subir, escalar e se divertir não é mesmo?!
Festas de aniversário.

BALLORIG (Arena Boulevard, junto do Estádio Arena de Futebol)
Brinquedos indoor, estilo piscina bolinhas, pula pula, etc. Fica numa área comercial, com várias lojas e restaurantes: Decathlon (rede francesa de artigos esportivos), Media Market (enorme loja de eletro/eletrônicos), Esprit (outlet de roupas), Prenatal (roupas e artigos para bebês), Perry (esportivos) e o famoso Cinema Pathé.




DE TOVERKNOL
Teatro para crianças.
Visite uma típica casa barco, os pequenos vão adorar!
Pra quem gosta de gatos, aqui tem um barco casa que abriga muitos bichanos abandonados.

KINDERKOOKAFE  (Dentro do Vondelpark)
Aqui as crianças cozinham sob a supervisão de adultos. Workshop de delícias!
Festas de aniversário. 

MELKHUIS VONDELPARK - (Dentro do Vondelpark)
Parque infantil ao ar livre.
No MelkCafe dentro do parquinho tem um atelier-workshop para crianças todas a 4ªs das 14h as 16h.

Atelier de pintura em cerâmica e mosaico. Fica na área da Museumplein.
Festas de aniversário.

020 STUDIO
Workshops de artes e outras atividades afins.

Festas de aniversário - Um dia De Top Model: num camarim típico as crianças se vestem com roupas, adereços, salto alto, são penteadas e maquiadas e tiram fotos num estúdio  como uma verdadeira top model. Dia de Princesa: roupas, adereços, maquiagem e fotos como princesas ou piratas ou príncipes. 

DANSSCHOOL OOSTVEEN
Festas de aniversario com ensaio de uma coreografia que as crianças apresentam mais tarde para os pais.

MARIONETTEN THEATER 
Teatro de marionetes.
(Metrô: Nieuwmarkt - saída Koningsstraat).


Ginástica de solo, barra, argolas, etc.
Festas de aniversário.
Colônia de férias (apenas alguns dias ou a semana toda)

Os meninos vão adorar!
Indoor, playground de carros de corrida
Festas de aniversário.

Tours pela cidade para as crianças no centro de Amsterdam. As histórias são contadas com imaginação dando ênfase a perspectiva da criança: personagens, piratas, aventuras.
Festas de aniversário;

ONTDEKHOEK (DISCOVERY CORNER)
Workshop sobre curiosidades: como fazer bolas de sabão gigantes? como fazer sua própria moeda? como fazer fotos no escuro? etc, etc. Testado e aprovado! As crianças adoram porque podem mexer, fuçar e produzir elas mesmas muitas coisas legais.
Festas de aniversário;

ARTIS ZOO (Zoológico de Amsterdam)
Aquario, borboletário, insectarium, http://www.amsterdamsebos.nl/  Tem carrinhos para as crianças menores, tipo uma cadeirinha de puxar. Fique atento ao horário do show com os leões marinhos, é muito legal!

FUN FOREST (Dentro do parque Amsterdamsebos)
 Parque de escaladas com diferentes níveis de dificuldades (cursos).
*The Kids course, dos 5 aos 7 anos grátis

Pathé City: Leidseplein, centro - Kleine Gartmanplantsoen, 15.
Pathé Tuschinski:  Reguliersbreestraat, 26. Centro, pertinho da Rembrandtplein.
Pathé Arena: ARENA Boulevard. Ao lado do Estádio Futebol do Arena.
De Munt: Vijzelstraat,15. Centro, pertinho do Bloemenmarkt e da Torre do relógio.

Museu de cera, bem no centro de A'dam, na Praça Dam. 

HETMUZIEKTHEATER- assistir um espetáculo de dança, um ballet clássico pode agradar em cheio aos pequenos e surpreender você! Mesmo as crianças mais ativas curtem muito. Confira no site a programação. Eu aconselho uma peça clássica de ballet tipo Giselle, Cinderella, The Nutcracker, Romeo e Julieta, etc. Mais sobre o Hetmuziektheater aqui.

Tour pelo campo de futebol do AJAX

TROPENMUSEUM   (Museu antropológico)
O museu tem uma exposição temática temporária no Tropen Junior. Sempre voltada para as crianças com um tour organizado e workshop. Algumas atividades mesmo para quem não entende a língua.
Kartini Wing: crianças de 4 a 5 anos
Tropenmuseum Junior: de 6 a 13 anos

THE AMSTERDAM DUNGEON (para os mais corajosos que gostam de terror e suspense)
Tour por caminhos escuros e perigosos onde a história volta à vida em cenas de terror e suspense através da interpretação de atores. Bem central, na Rokin a rua paralela ao calçadão Kalverstraat.

DE HOLLANDS CHEMANEGE  (Escola de Equitação, ao lado do Vondelpark)
praticar equitação ou somente assistir.

Várias atrações entre brinquedos ao ar livre, mini golf, passeio de trenzinho pelo parque, carrinhos, mini fazendinha e muito mais atrações espalhadas pelo parque.

Parque enorme com várias atrações para crianças: mini fazendinha com bichos, dá pra alimentar as cabras com mamadeiras, mini fazendinha na Casa de panquecas (Boerderij Meerzicht),  2 piscinas infantis no verão:  Groot Kinderbad e Klein Kinderbad. 
GEITENBORDERIJ mini fazendinha, produtos biológicos
BOERDERIJ MEERZICHT   panquecas, mini fazendinha e parquinho
FUN FOREST escaladas em equipamentos especiais
MUSEU DO TREM passeio no antigo trem pelo parque, informações sobre a manutenção e restauração da antiga ferrovia

BEATRIX PARK - mais um parque delicioso! Fica na Oud Zuid, região sul mais residencial. Tem uma área especial para as crianças menores, com brinquedos, caixa de areia, gramado para picnic, piscininha no verão. Os frequentadores são famílias com crianças, jovens em busca de tranquilidade, moradores da região. Atmosfera diferente do Vondelpark por exemplo que é mais agitado, barulhento e turístico também.

Tour de barco com buffet de panquecas para festas de aniversário.

PASSEIO DE PEDALINHO PELOS CANAIS, pode parecer simples, mas é muito divertido e super lindo o passeio pelos canais. Dica: leve um lanchinho, umas bebidinhas e divirta-se!

PEDALAR DE BIKE PELA CIDADE, CANAIS, PARQUES
Diversão garantida! todas as crianças adoram pedalar ou até mesmo andar de carona atrás das bikes. Também pode alugar uma bakfiets, as bikes de caixa para carregar as crianças.
Rent a Bike

PIC NIC NOS PARQUES DA CIDADE - pegue uma toalha grande ou compre uma daquelas cobertas especiais para picnic que as lojas vendem no começo da Primavera (tem revestimento plastificado por baixo), uma bolsa térmica cheia de gostosuras e bebidinhas e se jogue pro parque com as crianças. É divertido e muito relax. Não esqueça das tacinhas e de um bom vinho ou espumante geladinho! 
Vondelpark
Beatrixpark
Amstelpark
Amsterdamsebos Park
RembrandtPark
Sarphatipark

ANNE FRANK HOUSE

Para as crianças maiores a partir dos dez anos eu diria, é uma ótima opção. De preferência para aqueles que já leram o famoso diário de Anne Frank. No diário a garota judia/alemã relata suas experiências na casa (hoje o museu) onde viveu reclusa e escondida junto com a família e amigos durante dois anos, na época de perseguição dos judeus pelos nazistas. A história emblemática de Anne Frank e seu diário se tornaram famosos pelo mundo todo e hoje a fila de espera em frente ao museu se alonga todos os dias durante o ano. Comprar o ticket online é a dica. Compre com antecedência porque mesmo online os tickets são limitados.

KNIJN BOWLING

Boliche para todas as idades, diversão garantida. Fica na região do Centro de convenções da RAI, na região do Oud Zuid, não muito distante do centro.
Festas de aniversário.

SPORT 4 KIDZ 
Várias atividades para as crianças: circo, dança, esportes, judô e tudo que envolve mecher e chacoalhar o corpo. Festas de aniversário.

ELEBOOG CIRCUS

O mundo do circo através de cursos, atividades ou a festa de aniversário da sua criança.

CIRCUS KRISTAL
Outra opção para festas de aniversário muito original. O mundo do circo e sua magia: trapézios, exercícios e mágicas.
Festa de aniversário no local ou na sua própria casa, clique aqui.

ZAANSES SCHANS - Pertinho de Amsterdam no municipio de Zaandan. É uma área preservada com antigos moinhos, fábrica de tamancos com demonstração ao vivo, fabrica de queijos. Cerca de  16km de Amsterdam. Fácil acesso por transportes públicos. Ao lado direito da Estação Central (de frente para a mesma) tem paradas de onibus. Procure pelo ônibus 391.
MADURODAM -  Fica em Den Haag
Mini cidade com réplicas dos principais prédios e monumentos da Holanda. As crianças com certeza se divertem muito circulando pela mini cidade. Super acessível de trem a partir de Amsterdam (cerca de 50 minutos). Em Den Haag a partir da Centraal Station pegue o tram 9, direção  Scheveningen Noorderstrand; ou tram 8, direção Madurodam. Ambos a parada é Madurodam.
Aberto diariamente das 9:00h as 19:00h.
-->

LINNAEUSHOF (Parque Temático) lindo parque com brinquedos estilo a moda antiga. No verão tem uma área com brinquedos de água onde as crianças podem brincar. Dica: levar roupa de banho e toalha. Tem lugar para picnic. Cerca de 30Km de Amsterdam.

SPEELPARK OUD VALKEVEEN
O parque fica em Naarden. Mais ou menos 25km de Amsterdam. Parque temático, bem lúdico com brinquedos diversos e até uma pequena prainha privada pra curtir se o tempo estiver legal. 

NATURALIS MUSEUM - Museu de História Natural, vale super a pena levar as crianças! 
Em Leiden, pertinho de Amsterdam. Mais ou menos 30 minutos de trem a partir de Amsterdam. O trem para na Estação de Leiden e de lá dá pra ir a pé até o museu que fica bem perto. É só seguir as informações.

DE HOGE VELUWE PARK - Só o parque já vale a visita, para crianças e adultos. Enorme, com uma estrutura super organizada. Com restaurante, parque com brinquedos para as crianças e com um bônus extra: bicicletas grátis em cada entrada do parque. Mas a principal atração do parque é o museu Kröler Müller, que abriga uma enorme coleção de arte moderna e muitas obras de Van Gogh. Também tem um jardim imenso com esculturas ao ar livre, belíssimas. Recomendo chegar cedo se quer pegar uma bike, porque o parque fica super movimentado nos fins de semana. Também tem bikes para alugar e bakfiets (bike de caixa para carregar os pequenos). Fica entre as cidades de Apeldoorn, Arnhem e Ede. As entradas do parque ficam nas localidades de Hoenderloo, Otterlo e Schaarsbergen. Mais sobre o parque aqui.

Horário de visitação e preços aqui. 

KRÖLLER MÜLLER MUSEUM -

ROTTERDAM ZOO - Vale a pena um pulinho até Rotterdam. Até porque com o trem Fyra a viagem é só 40 minutos. Da estação Rotterdam Centraal fica 12 minutos: ônibus 40, 44 entrada Riviera Hall ou ônibus 33 entrada Oceanium.

DIEREN PARK AMERSFOORT ZOO - Outra opção de Zoo. Localizado na cidade de Amersfoort, pertinho de Amsterdam.

EUROMAST (Rotterdam)

Torre de 185m com vista de 360°da cidade. O elevador de vidro é super rápido e leva até a parte mais alta.

CASTELO DE HAAR

Um típico castelo medieval de contos de fadas. Perto de Utrecht a 30min de carro da Amsterdam.

PALACE HET LOO (Apeldoorn)
Tradicional castelo da Casa de Orange, família real da Holanda. Aposentos e jardins belíssimos que valem a visita.

HETSCHEEPVAART MUSEUM
Museu sobra a história da navegação na Holanda, das lutas contra o mar. Atividades especiais para crianças. Fica perto da Centraal Station e do Nemo Museum em Amsterdam.

OPENLUCHT MUSEUM
Museu a céu aberto sobre a história e cultura nos Países Baixos. Casas típica, objetos, costumes. O passado volta no tempo.

ZUIDERZEE MUSEUM
Esse museu é uma graça. Museu histórico que preserva a cultura holandesa. Especialmente da região onde se situa, fica em Enkhuizen. A partir da Centraal Station de Amsterdam fica a uma hora de trem. Depois mais 10 minutos de caminhada até o museu. Cerca de 46km de Amsterdam.

OMNIVERSUM
Cinema 3D com super tela de 36m x 18m
Em Den Haag





 
Zuiderzee Museum


Chimpie Champ
 






                                     


                             Vondelpark






                                                            


                                                Efteling Park




Dieren Park Amersfoort Zoo
                                                          




















 




Speelpark






















                                        Amtelpark



 
   
            
                                 ARTIS Zoo - Amsterdam








NATURALIS, Museu de História Natural em Leiden
















NEMO Museu de Ciência e Tecnologia para crianças (e adultos tbm!)






































                                        Palace Het Loo
                                            



                             Openbare Bibliotek - Biblioteca Publica de Amsterdam
                             Vista do Terraço 
            

                               Biblioteca Publica de Amsterdam)
                            Área lúdica para crianças.
 
 
 

                           
                          
                                                                
Brincando na neve
                                



                            
                             Madurodam, Den Haag
                           


                                        Zoo Rotterdam



                                        Amsterdamse Bos Parque, Funforest


                             Linneaushof parque














Um comentário:

  1. Olá, adorei o seu blog, parabéns!!
    Estou indo com menus filhos de 10 e 12 anos para Amsterdã no próximo dia 15/01. Nossa visita será corrida, teremos somente 3 dias para explorar a cidade, sendo que um deles reservamos para o Efteling.
    Quantas horas vc acha que devemos disponibilizar para explorar o Nemo? E vc teria algum passeio de barco pelos canais para me indicar? Tem alguma empresa melhor ou mais interessante para levar crianças?
    Muito obrigada,
    Andrea

    ResponderExcluir