Moda por aqui e sinônimo de libertação, como muitas outras coisas, eu diria!
Aliás, em muitas capitais da Europa andar pelas ruas observando as pessoas, uma coisa fica evidente: não existe massificação de alguma idéia a seguir, de algo que vem determinado ou quase imposto por revistas e desfiles de moda, tendências a seguir, as cores da estação ou algo do gênero. Aqui as pessoas vestem estilo ao invés de moda, não se preocupam absolutamente com um pensamento coletivo a respeito de moda, o termo tem outra conotação. Isso você vê nas vitrines, nas lojas, nas ruas, nos trams, metrô e sobre 4 rodas pela cidade afora. Um mix de tudo um pouco e de todos os estilos. Tendendo pro mais despojado sem perder o charme, com aquela pitada bem pessoal que faz toda a diferença. Aliás, eu diria que é exatamente nisso que reside o charme, porque quando as pessoas se vestem de acordo com sua própria vontade, estilo, imaginação e criatividade tudo fica mais divertido, vivo e original. Logicamente que esse comportamento também é fator do multi culturalismo fortemente presente, pessoas vindas de todos os cantos do planeta. Onde muitas culturas distintas convivem é forte a probabilidade de coexistirem diferentes modos de ser e de viver. Reserva feita para as adolescentes que tem de modo geral um jeitinho mas padrão de se vestir. Tudo bem, porque esse é um período em que pertencer tem lá sua importância. A mulher holandesa tem seu modo próprio de se vestir, usa mais a feminilidade como característica de seu estilo, que pode variar do clássico ao romântico, do casual ao elegante sem se prender em regras ou tendências sazonais.
Aliás, em muitas capitais da Europa andar pelas ruas observando as pessoas, uma coisa fica evidente: não existe massificação de alguma idéia a seguir, de algo que vem determinado ou quase imposto por revistas e desfiles de moda, tendências a seguir, as cores da estação ou algo do gênero. Aqui as pessoas vestem estilo ao invés de moda, não se preocupam absolutamente com um pensamento coletivo a respeito de moda, o termo tem outra conotação. Isso você vê nas vitrines, nas lojas, nas ruas, nos trams, metrô e sobre 4 rodas pela cidade afora. Um mix de tudo um pouco e de todos os estilos. Tendendo pro mais despojado sem perder o charme, com aquela pitada bem pessoal que faz toda a diferença. Aliás, eu diria que é exatamente nisso que reside o charme, porque quando as pessoas se vestem de acordo com sua própria vontade, estilo, imaginação e criatividade tudo fica mais divertido, vivo e original. Logicamente que esse comportamento também é fator do multi culturalismo fortemente presente, pessoas vindas de todos os cantos do planeta. Onde muitas culturas distintas convivem é forte a probabilidade de coexistirem diferentes modos de ser e de viver. Reserva feita para as adolescentes que tem de modo geral um jeitinho mas padrão de se vestir. Tudo bem, porque esse é um período em que pertencer tem lá sua importância. A mulher holandesa tem seu modo próprio de se vestir, usa mais a feminilidade como característica de seu estilo, que pode variar do clássico ao romântico, do casual ao elegante sem se prender em regras ou tendências sazonais.
As lojas por sua vez refletem esse mix diversificado e também vendem estilo ao invés de moda. Dá pra perceber a diferença? Tem lojas com estilo mais romântico (Didi), modernex (River Island), clássico tradicional (Mexx), criativo-divertido (Desigual), casual (Sissi Boy), clássico sofisticado (Pauw), basico(Villa) etc, etc. Até as grifes espanholas Zara e Bershka que são mais próximas do brazilian style seguem nesse caminho. As coleções tem de tudo, sempre orientadas por estilo.
Eu particularmente não curto muito o modo como a maioria das pessoas convive com a moda no Brasil, sempre seguindo tendências e copiando estilos de fora para dentro. Generalizando, as pessoas copiam: o modo de vestir da atriz famosa, da protagonista da novela, das revistas de moda, da colega mais antenada, etc,etc. Neguinha compra revista de moda "modernete" pra ver as tendências do que vai usar lá na frente e passa a usar antes, sendo a pessoa mais arrojada e criativa do pedaço. Mas, cadê a criatividade? Isso também é copiar de certo modo.
De repente alguém diz (a industria obviamente, que é quem lucra com isso) que usar vestidinhos floridinhos, jaquetinha de couro ou qualquer outra coisa, é a bola da vez. Então você anda pelas ruas e só vê isso em todas as vitrines e garotas da cidade. Parece que se alguém não tem um vestidinho floridinho tá cometendo o maior pecado ou gafe fashion possível. E todas compram o mesmo, e a industria ganha bilhões e não tá nem aí pra você que comprou o tal vestidinho floreado ou seja lá o que for. Tem até um termo em inglês que muita revista ou texto que fala sobre moda usa: must have! Algum acessório, peça de roupa ou calçado que deve estar no guarda roupa de toda moça bem orientada em moda (eu diria DESorientada). Quer coisa mais imperativa, autoritária, opressiva, castradora e sem criatividade do que isso? Como assim tem que ter? Quem falou, porquê, como, de onde vem essa idéia? E lá se vão todas as mocinhas da moda tendo que ter isso ou aquilo outro, senão...estão ultrapassadas, cheiram mofo de uma estação pra outra, num piscar de olhos.
As novelas (sim sempre as novelas!) tão populares tem seu papel nessa história, influenciando e ditando o que vestir, o que usar e até como falar!
Mas liberdade é tão bom !!!!! Adoro ver como as pessoas usam, combinam e descombinam sua roupa, sua bolsa, sapatos e tudo mais . Cada um tem um estilo, um modo muito próprio de ser. Seria muito legal se cada pessoa aprendesse a se vestir sem se importar com o que os outros vão pensar, se os outros vão gostar ou não, se pensassem somente em si próprias.
Eu sei, eu sei...No fundo todo mundo quer mesmo é ser aceito... e a roupa funciona como uma senha de acesso, entrada ou algo do gênero. Muitos ainda precisam de certas artimanhas como esse tem que ter ou precisam usar certas grifes, comprar em certas lojas pra terem a falsa idéia de que são aceitos por conta disso.
Mas vamos à parte pratica desse lero lero todo...
De modo geral aqui na Holanda, os preços das lojas mais populares H&M, ZARA, WE, VERO MODA, BERSHKA, RIVER ISLAND, C&A , PRIMARK, etc e tal, tendem a ser bem mais baratos do que no Brasil. Isso devido a fatores econômicos, mas também porque no Brasil existe a cultura do lucro exorbitante, os lojistas trabalham com altas margens de lucro empurrando os preços lá pras alturas.
Nos meses das promoções então...a diferença é gigante. Nas promoções de inverno (as melhores) os preços caem vertiginosamente. Começam com descontos que ao longo do período vão ficando cada vez maiores. Os descontos são honestos e não apenas chamarisco para atrair o consumidor. Dezembro, logo após o Natal começam algumas promoções que tem seu ponto alto em Janeiro, algumas lojas seguem às vezes até Março. Zara é a campeã em popularidade. Tem também lojas mais sofisticadas como a holandesa Pauw que faz roupas estilosas, de qualidade, estilo clássico arrojado (os preços obviamente são também mais arrojados). Tem a COS que faz um estilo bem clean, minimal, enxuto e elegante. Só pra citar algumas. De Bijenkorf uma grande loja de departamentos (6 andares de compraterapia para os mais ávidos consumidores) tem marcas mais sofisticadas: Prada, Louis Vitton, Gucci, Hugo Boss, MacGregor, etc. Mas nem por isso mais exclusiva, seus itens tem preços variados e acessíveis a todos os bolsos. Tem roupas, perfumaria e cosméticos, calçados, utensílios para casa, brinquedos, livros, malas, decoração, bolsas, jóias, relógios, bijoux, etc. Anualmente sua famosa promoção é tradicional por aqui, especialmente entre os locais que esperam ansiosos pelo evento. Maison de Bonneterie outra multimarcas de grandes grifes e qualidade.
Tem também um comércio diferenciado num trecho de ruas no centro da cidade chamado The Nine Streets. São algumas ruas paralelas onde existem lojas de roupas, adereços, design, cafés, etc, com uma proposta mais diferencial eu diria. Produtos feitos em menor escala, por designers, estilistas e criadores. Pequenas butiques com artigos específicos, criações, peças únicas, estilo e originalidade.
Dá uma olhada aqui no site The Nine Streets tem todas as lojas, cafés, restaurantes.
KALVERSTRAAT- rua de comercio (só pedestres) no centro de A`dam http://www.kalverstraat.nl/where/where.html
KALVERTOREN - pequeno centro comercial bem no centro das cidade na rua de pedestres Kalverstraat http://www.kalvertoren.nl/
MAGNA PLAZA - centro comercial http://www.magnaplaza.nl/
MAGNA PLAZA - centro comercial http://www.magnaplaza.nl/
LOJAS com estilo e design - http://www.21stcenturyamsterdam.com/amsterdam-shops.html
BINNENHOF- centro comercial em Amstelveen pertinho de A`dam, Tram 5 do centro da cidade (Spuistraat, parada Spui; Centraal Station) http://www.stadshartamstelveen.nl/
BINNENHOF- centro comercial em Amstelveen pertinho de A`dam, Tram 5 do centro da cidade (Spuistraat, parada Spui; Centraal Station) http://www.stadshartamstelveen.nl/
*Algumas lojas do centro da cidade
ZARA (Espanha)- www.zara.com
BERSHKA (Espanha) - mix de estilos jovem www.bershka.com DESIGUAL (Espanha) - criativo-divertido www.desigual.com
MANGO (Espanha) - ecletico http://www.mango.com
H&M (Suecia) - basico, tendencias, fast fashion http://www.hm.com/nl/ VILA- roupa basica, http://vila.com/
MEXX- tradicional, casual www.mexx.nl
NOANOA (Dinamarca) - casual, estilo nórdico www.noanoa.nl
DIDI (Holanda)- roamantico, criativo www.didi.nl
MEXX- tradicional, casual www.mexx.nl
NOANOA (Dinamarca) - casual, estilo nórdico www.noanoa.nl
DIDI (Holanda)- roamantico, criativo www.didi.nl
SISSY BOY - jovem casual basico, roupas, decoraçao http://www.sissy-boy.nl/
DIESEL- http://www.diesel.com/
ESPRIT- basico, casual http://www.esprit.com/
KAREN MILLEN (UK) - cocktail dresses, etc http://www.karenmillen.com
PAUW (Holanda)- classico, chique, sofisticado www.pauw.com
COS - roupa estilo minimal, corte reto e limpo http://www.cosstores.com/
READY TO FISH - design e estilo, roupas despojadas e arrojadas http://www.readytofish.nl/
I LOVE VINTAGE - o nome diz tudo, estilo old fashion http://www.ilovevintage.nl/
CLAUDIA STRATER (Holanda) - clássico moderno http://www.claudiastrater.com/
MAISON DE BONNETERIE- multimarcas, grandes grifes http://www.debonneterie.nl/
HUNKEMÖLLER- lingerie, roupas de dormir, praia http://www.hunkemoller.nl/
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