sexta-feira, 17 de junho de 2011

O trânsito em Amsterdam





A primeira vista pode parecer caótico como tantos carros, trams, scooters, ônibus, pedestres, charretes, turistas-distraídos, taxi-bicicleta  e bicicletas...muiiiitas bicicletas, dividem o mesmo espaço nas ruas do centro de Amsterdam.
Pra quem chega de repente e cai exatamente no centrão vindo possivelmente da Estação Central (se chega de trem por exemplo) logo se assusta com tamanha confusão. Mas é uma confusão aparente, no meio da bagunça toda tem uma certa ordem e no final tudo acaba bem. Nada comparado a Roma por exemplo onde o caos reina absoluto entre buzinas e impropérios.
Aqui raramente você ouve xingamentos, buzina ou desentendimento no trânsito ou por causa dele. As pessoas são habituadas a pedalar e dirigir nessa mistura toda e portanto respeitam as normas e o fazem de forma natural. E mesmo quando desrespeitam (os ciclistas andam velozmente e o mais comum que se vê é o ciclista local avançando o sinal vermelho da bicicleta) as coisas dão certo, considerando o número de veículos em questão. 
Logicamente que um turista mais distraído tem que tomar cuidado extra porque lidar com tantas informações ao mesmo tempo pode confundir. Mas isso não é difícil se prestar atenção nos sinais de trânsito. Tem semáforo pra carros, trams, bicicletas e pedestres. Obedecer essa simples regra funciona bem. O problema de fato pode ser as ciclovias emaranhadas no meio das ruas. Estando numa cidade turística você quer olhar pra tudo e fácil, fácil esquece onde está pisando: Prímmm!!! lá vem uma bicicleta veloz pelo caminho (todos andam muito rápido) e você alí bem no meio da ciclovia fotografando aquela casinha torta no canal. Raramente vai ouvir um xingamento, as pessoas estão acostumadas e lidam até muito bem com isso. O velho e bom espírito tolerante holandês.
A cidade toda é coberta por uma rede de ciclovias geralmente muito bem sinalizadas: a cor da ciclovia (o pavimento é um tom de terra avermelhado) é diferente da cor das ruas.Tem sempre uma bicicleta desenhada sobre ele pra indicar que ali é caminho das magrelas. Mas a ciclovia (fietspad em holandês) não é só das bikes, divide espaço com scooters e mini-carros, aqueles carrinhos míni geralmente de serviço. E aí sim eu acho uma bagunça. Uma coisa não combina com a outra. Por exemplo as scooters normalmente andam muito rápido e aqui muitas crianças usam as bicicletas pra ir pra lá e pra cá e também os adultos andam carregados com suas crias em cima da bike. Perigo real e duplo, triplo, etc. Mas essa é a lei, pode. Tem que estar atento o tempo todo. Principalmente os turistas que pedalam pela cidade e não estão acostumados com esse movimento.
À parte as bikes que tem seu lugar próprio os trams também são muitos e circulam por toda a cidade. Tem velocidade controlada, não andam muito rápido. Existem ruas em que os trams passam ao lado dos pedestres, não existe muita divisão do tipo calçada, mas todos se entendem, respeitam e tudo vai bem na medida em as regras são respeitadas. Digo respeitam grifado porque na verdade sempre tem um ou outro distraído ou até mesmo um ciclista que desrespeita as normas (sinal vermelho, tram no caminho). Aí o motorista do tram aciona um sinal, algo como um sino, o que é bem frequente. Tome cuidado porque no mesmo trilho dos trams também podem circular, táxis, policia e veículos de emergência. Quando vai atravessar uma rua onde passam trams, observe os dois lados porque sempre circulam tram nos dois sentidos.
A prioridade número um no trânsito são os ciclistas. Na Holanda o ciclista tem importância e valor. O meio de transporte nacional por excelência. Se um carro atropela um ciclista vai ter grandes problemas pela frente. Portanto eles respeitam e sempre dão a vez pras bicicletas.
Segundo em ordem de preferência são os pedestres, depois os trams, onibus e por último o carro. Talvez essa sequência de prioridades seja um resquício do passado em que os Provos de Amsterdam rebeldes jovens tentaram fazer do uso da bicicleta um bem coletivo. Já falei sobre eles aqui.
A bicicleta é um assunto á parte na Holanda. Onde quer que você vá lá estão milhares delas. Os holandese transportam tudo em cima de suas bikes: filhos, pets, compras, amigos, malas, sacolas, instrumentos musicais enormes até colchão eu já vi. Usam a bike pra tudo: ir na escola, no trabalho, no parque, na balada, no mercado, na festa, num jantar, enfim. Em todos os compromissos sociais a bike é usada pra levar e trazer. Imagine uma garota no Brasil indo pra balada de bike? O rapaz de terno e gravata, maleta de negócios indo pro trabalho? Outra toda arrumada, meia fina, vestido, salto alto e colar de pérolas indo pro trabalho? Um jantar entre amigos no restaurante?
São situações muito comuns por aqui. O estilo-de-vida-bike combina muito com o jeito despojado e casual do holandês. Geralmente eles tem um estilo super despojado, mesmo quando bem vestidos é algo natural, sem esnobismo ou pretensão. Um estilo que cai muito bem com uma magrela, feito sob medida.





O sistema de transportes na Holanda é integrado. Tram, metro e ônibus usam o mesmo cartão (ovchipcaard) que o usuário tem que passar em frente a um sensor dentro do veículo quando entra e quando sai (check in e check out). Tickets podem ser comprados com o motorista dentro do veículo no caso das trams e onibus. Mas para o metrô tem que comprar nas máquinas ou guichês da GVB (Companhia Estatal de Transportes Públicos). O metrô a propósito tem 4 linhas: 50,52,51,54. Ligam as periferias da cidade, sempre terminando/começando na Estação Central.
Os trens da ferrovia holandesa funcionam com tickets comprados a parte. Podem ser comprados em máquinas nas estações ou guichês mas NUNCA dentro do trem (caso contrário multa alta na certa!).
Os trams funcionam até meia noite e após esse horário existem ônibus noturnos que a maioria das áreas. Não são muito frequentes e são bem caros. Atualmente a tarifa única custa 4euros, independente do trajeto que o usuário vai andar. Numa cidade turística e noturna como Amsterdam acho que esse quesito deixa a desejar. Mais vantajoso pegar um táxi se estiver em 2 ou 3 pessoas (apesar de táxi não ser barato na Holanda).
Conhecer Asmterdam de bike é algo que eu considero Im-per-dí-vel. Isso faz parte do dia a dia da cidade por isso quem tem a oportunidade de pedalar pelas inúmeras ciclovias tem uma visão mais poética e subjetiva do lugar. A cidade não é grande e toda plana, de bike é mais agradável e rápido chegar nos destinos. Faça o possível pra alugar uma magrela se visitar a cidade, faz toda a diferença. Mas lembre-se: cadear com muito cuidado sua bike num lugar fixo (em todos os lugares existem racks de estacionamento de bikes). Cadear quadro+pneu da frente+no rack de estacionamento juntos e também cadear o pneu de trás.
É amigo...por aqui o roubo de bikes é enorme. Por incrível que pareça com tantas bikes (mais de 600.000 - Amsterdam tem 750.000 habitantes) o mercado negro funciona a pleno vapor. Os ladrões roubam e vendem imediatamente, geralmente durante a noite,  por meros 10 ou 20 euros, pra comprar drogas.
Mas Amsterdam oferece opções pra todos os bolsos e gostos é uma cidade democrática, sinta-se livre e feliz por aqui. 

*A propósito: nas cidades a velocidade máxima é 50km/h;
                      nas estradas secundárias a velocidade máxima é 80km/h;
                      nas rodovias 100 a 120km/h
Dicas:

*Faça um passeio pelo Amstel, que é um grande canal que passa em frente ao Hermitage Museum e a Muziektheater. A Margere Brug, ou Ponte estreita fica neste canal. É a ponte mais antiga de Amsterdam.
*Sugestões de passeios (rotas) de bikes em Amsterdam (em ingles)
*GVB  (site dos Transportes Publicos de A'dam)
*Iamsterdam CARD (bilhete turistico de transportes, museus, etc)
*Diferentes tipos de bilhetes dos transportes publicos (24horas, 48hs,72hs,etc)
*Tem 3 ferries atrás da Estação Central que levam até o bairro Amsterdam Noord. Dois deles são de graça e podem ser usados por pedestres e ciclistas.

*Aluguel de bikes
Mac Bike: Weteringschans 2/ Leidseinplein (central); sugestões de roteiros no site http://www.macbike.nl/ 

Renta Bike: central, Damstraat 20-22 http://www.rentabike.nl/
Orange Bike: central, Singel 233- Sugestões de roteiros/ roteiros guiados: http://www.orangebike.nl/
Amster Bike: roteiros guiados - http://www.amsterbike.eu/
Bike City: http://www.bikecity.nl/
Aluguel de scooter: http://www.amsterdam.scooterrentals.nl/

*Passeio de barco pelos canais (empresas)

Rederijs Plas: http://www.rederijplas.nl/
Canal Boat: http://www.canal.nl/bus/en/

Nenhum comentário:

Postar um comentário