quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Zuiderzeemuseum na Holanda, uma volta no tempo




 a memória preservada

A história de um país determina seu caráter. Marcado por catástrofes que redesenharam drasticamente a geografia local através da criação dos polderes, diques e barreiras os Países Baixos tem na água seu elemento mais forte. A preservação da memória desse povo, sua história de lutas incessantes contras as águas e as forças da natureza possibilitaram a criação de um local onde cultura, memória e história estão fortemente presentes. O Zuiderzee Museum em Enkhuizen.
O museu foi criado a fim de resgatar e preservar a história da região do Zuiderzee (Mar do Sul) que foi radicalmente transformada após a criação do grande dique Afsluitdijk em1932. A ligação entre o Mar do Norte e o Mar do Sul (Zuiderzee) foi fechada pelo grande dique Afsluitdijk criando assim um lago que foi dividido em duas regiões: Ijsselmeer e o Markenmeer  (meer = lago) . A história desse fato está no post Holanda, o país das águas. 
Na época anterior a criação do dique a região vivia da pesca, a maioria das familias que viviam em pequenas vilas trabalhavam em torno da atividade pesqueira. Assim através da Associação dos Amigos do Zuiderzee o museu foi fundado em 1948. Relocando casas originais de diversas partes da Holanda o museum foi tomando forma e a idéia concretizada. Igreja, escola, livraria, correio, confeitaria, e outras tantas casas tradicionais fazem parte do cenário a céu aberto. Revivendo a memória da região o museu vive e respira com a visita de todos os que lá visitam em busca de conhecimento, lazer e curiosidade. O museu oferece algumas atividades voltadas para as crianças  e recebe a visita de grupos escolares com frequência. Na oportunidade as crianças podem experenciar como as coisas funcionavam no passado. Uma breve explicação com um filme sobre como era a vida nas comunidades, as roupas típicas das comunidades de Volendam e Marken e seu significado e até mesmo vestir o traje típico holandês. Logo em seguida um passeio pelas ruelas da vila até a capela onde é explicado sobre como funcionava a igreja na época e a importância que tinha na vida da comunidade. Também uma volta no tempo quando as crianças experimentam como funcionava a escola, suas regras e os métodos severos naquele longíquo tempo.
O museu fica a 60 km de Amsterdam. Transportes públicos podem ser utilizados a partir de Amsterdam através de trem da Centraal Station de Amsterdam até a Centraal Station de Enkhuizen. O museu fechado fica a dez minutos de caminhada da estação. Siga as indicações "Zuiderzeemuseum". Também pode-se pegar um ferry boat até o museu a céu aberto.


                                          Ferry Boat






*Ao visitar o Zuiderzee aproveite o passeio e conheça também Enkhuizen -  http://www.vvvenkhuizen.nl

Nenhum comentário:

Postar um comentário