domingo, 22 de janeiro de 2012

HETMUZIEKTHEATER em Amsterdam, espetáculos de poesia

HETMUZIEKTHEATER, Amsterdam.
Arte para todos

Roteiros turísticos sempre passam pelos lugares mais conhecidos de uma cidade, aqueles que constam nos guias de viagem com as atrações mais típicas do lugar. Nada contra isso, até porque muitas vezes não temos tempo suficiente pra conhecer bem o local, ir a todos os lugares que gostaríamos e tal. Então a opção acaba ficando naquilo que a cidade tem como atração principal ou pelo menos mais conhecida. 
Mas eu gostaria de falar sobre algo que muitas pessoas passam batido e quase nunca está incluído em nenhum roteiro de turismo, nenhuma lista de coisas imperdíveis ou algo fortemente recomendado por locais, por amigos, etc. 
Em Amsterdam não é diferente e muitas pessoas que passam por aqui nem sequer sabem o que funciona no prédio que fica no centro da famosa Waterlooplein onde também acontece o mercado de pulgas mais conhecido da cidade (mesmo nome). O grande prédio horizontal  abriga além da Prefeitura de Amsterdam o HETMUZIEKTHEATER morada do Het Nationale Ballet  (Ballet Nacional da Holanda) e também da  De Nederlandse Opera (Ópera Holandesa). 
Na verdade o projeto inicial de toda a história da casa era voltado inicialmente para a Ópera Holandesa e começou em 1915 tendo se arrastado durante anos e concluído só em 1986. Mais tarde o Het National Ballet também fez morada na casa.
Eu falo de um tipo de arte pouco conhecido da grande maioria das pessoas: ballet, dança moderna-contemporânea, ópera. Não por falta de interesse talvez, mas simplesmente porque ao longo da história esse tipo de arte foi colocado numa espécie de pedestal, quase inatingível  pela maioria. Num lugar distante do grande público (aliás a arte em geral, eu diria...). Talvez por interesses escusos de uma classe dominante de outrora...(mas não nos interessa aqui entrar no mérito da questão). 
A minha dica preciosa pra todos que visitam a cidade e tem tempo pra isso claro, é assistir a um espetáculo de dança ou ópera no lindo Het Muziektheater. As performances são lindas, emocionam e encantam até mesmo o mais contido espectador.
A arquitetura do prédio é simples (como todo autêntico estilo holandês). Apesar da fachada de mármore Carrara e vidro, seu interior é aconchegante, todo acarpetado na cor vermelha. A parte frontal de vidro voltada para o Rio Amstel oferece uma vista maravilhosa: o movimento e reflexo das águas, a vista da Magere Brug (famosa ponte em estilo típico Holandês) e da Munttoren (mais conhecida como a torre do relógio)  exterior/interior se misturam. São três níveis onde se distribuem a grande sala no primeiro andar, o primeiro balcão no segundo e o segundo balcão no terceiro nível. Todos tem bares com mesas onde você pode tomar um vinho, café ou um chá enquanto espera ou nos intervalos. Apesar de proporcionar 1600 lugares o Teatro tem uma atmosfera intimista pois seu formato é em semicírculo. Assim quase todos os lugares tem uma ótima vista do palco e a distância fica relativamente pequena dos níveis superiores. 
Os espetáculos se dividem em ballet, dança moderna/contemporânea, ópera e eventualmente música. Os ingressos para cada performance começam a ser vendidos três meses antes da primeira apresentação. Isso dá tempo suficiente pra garantir um bom lugar a um preço mais conveniente. Não que os preços sejam carésimos. Pelo contrário, existem preços para todos os bolsos. E para os espetáculos em questão o valor vale totalmente a pena. Mas se quiser garantir o menor preço possível fique atento e compre antecipadamente porque os espetáculos são super concorridos, os holandeses prestigiam muito as artes em geral e frequentam com assiduidade as peças. 
Falar em ópera e ballet você poderia associar a algo pomposo, talvez meio solene. Então você pensa: "mas como devo me vestir? devo usar algo mais formal, apropriado para ocasião?" Esqueça tudo isso! Os holandeses em geral tem um estilo muito casual e totalmente despretensioso, então vista o que quiser e como se sentir confortável que você estará bem. Tem pessoas de jeans e tênis, vestido e salto alto, botinas e camiseta, de tudo um pouco. Ninguém absolutamente vai ficar reparando na sua roupa, garanto!
A  grande maioria é sem formalidades ou pra ser sincera, sem frescuras! Não se preocupe, vá em frente. Dê uma chance para o novo entrar, mudar conceitos ou preconceitos. Mesmo que você nunca tenha tido um real interesse pelo assunto, experimente! Tente se aproximar de um mundo novo, cheio de surpresas agradáveis: alegria, cores, luzes, música, ritmos, beleza, emoções e sentimentos talvez adormecidos dentro de você. É uma ocasião imperdível e tenho certeza você vai querer repetir a dose. 
No site do HetMuziektheater você pode pesquisar e comprar os tickets de todas as performances, inclusive com antecedência (no site tem um acréscimo de 2euros). Também poderá comprá-los no box-office do Teatro que fica no mesmo prédio e funciona de Segunda a Sexta feira das 12pm as 6pm; Sábado, Domingo e feriados das 12pm as 3pm. Na Leidsenplein, 26 também funciona um local de venda dos tickets (pequeno custo adicional): UITBURO Ticketshop -Leidsenplein, 26.
Fica aqui a minha dica especial, se estiver passeando por Amsterdam ou mora por aqui, não perca a oportunidade de assistir um espetáculo. 





Hetmuziektheater (clica aqui pra saber como chegar lá)
Waterlooplein, Amstel 3. (no coração de Amsterdam)
*Tram 9 ou 14 a partir da Centraal Station;
*Metro 54,53 ou 51 a partir da Centraal Station;
* A pé do Bloemenmarkt (ou Torre do relógio no final da Kalverstraat) fica a +- 7min. 




Grotere kaart weergeven

Nenhum comentário:

Postar um comentário