sábado, 10 de setembro de 2011

Entre um trago e outro, nos sabores do tempo...


                                         Foto from google imagens


Entre um trago e outro, nos sabores do tempo...

Andando pelas ruazinhas apertadas do Nieuwmarkt (o distrito do Red Light, onde as moças se exibem nas vitrines) você vai encontrar uma ruazinha escondida chamada Pijlsteeg, vá adiante e encontre uma portinha numa fachada charmosa. Lá dentro se esconde uma pequena destilaria que tem nada menos do que 300 anos. Por volta de 1679 Wynand Focking começou a funcionar produzindo licores e destilados (conhecidos em inglês como spirits). Como o costume da época a destilaria também tinha uma loja que vendia os produtos. Assim continua até hoje. Logo que entra tem a loja, um ambiente bem rústico com apenas um balcão onde servem as bebidas. O lugar revela a passagem do tempo, tudo de acordo com 300 anos de história: a decoração do século XVII, uma coleção de garrafas antigas, móveis antigos e até um pouco de areia no assoalho como era o costume na época para limpar o chão, um pouquinho de poeira aqui e ali pra não perder a originalidade.  
Difícil mesmo é escolher entre mais de 60 tipos de licores, vinhos aromáticos ou os famosos jenevers, o gim holandês. Os licores são deliciosos, com sabores de todos tipos: mel, marcujá, laranja, frutas vermelhas, etc. Provei alguns mas os favoritos são de maracujá e frutas vermelhas (até agora, só fui uma vez). 
Eles oferecem uma sala de degustação que funciona com reserva para pequenos grupos, onde você pode experimentar os diferentes tipos de bebidas e sabores e ouvir as explicações sobre elas. A sala de degustação funciona diariamente das 15hs ás 21hs. Tem que fazer reserva para grupos de 8 a 20 pessoas, as explicações são em inglês.


Telefone: +31 206392695
Email: contact@wynand-fockink.nl

Se você vai pra beber ali mesmo, não vai encontrar cadeiras ou mesinhas, os clientes ficam no balcão mesmo tagarelando com os rapazes que servem e explicam sobre as bebidas. Ou se aglomeram lá fora na ruazinha mesmo onde a conversa rola animada. Como tudo que é original tem seu estilo o jeito autêntico de beber o primeiro gole é se abaixar até o balcão onde você vai sorver a bebida no cálice servido até a borda. Entre um trago e outro feche os olhos e volte no tempo...entre sabores e boas risadas.

*Para quem curte saber um pouco mais tem uma visita guiada todos os Sábados ás 12:30hs com degustação, não precisa reservas.



Funcionamento
Segunda a Sexta das 10h ás 17hs
Sábado das 13hs ás 18hs
Domingo fechado
*website: www.wynand-fockink.n







Nenhum comentário:

Postar um comentário