terça-feira, 17 de agosto de 2010

kinderborderji ou mini fazendinhas






Se tem uma coisa muito especial e que me encanta aqui na Holanda que não vi ainda em outros lugares, são as mini-fazendinhas ou Kinderboerderij. Elas estão espalhadas por todos os lugares, ás vezes os mais imprevistos. Como por exemplo quase, quase no centro da cidade no De Pijp um bairro bem próximo do centro.
As mini fazendinhas foram criadas para proporcionar um contato maior entre as crianças e os bichos. Não só promover o contato físico mas educar e ensinar através de cuidados também, tais como amamentar cabritinhos, dar comida às galinhas, éguas e porquinhos.
Assim as crianças aprendem a zelar e respeitar os animais num contato real e responsável. Aprendem a cuidar e isso implica e se estende aos seres vivos de um modo geral. O respeito pelos animais e seu local, sua dependência e fragilidade frente aos humanos, e outras coisas que vem junto com tudo isso. Também são incentivadas a organizar e limpar o local depois dese utilizarem das ferramentas e equipamentos.
Os bichinhos que moram lá são na sua maioria aqueles encontrados em fazendas e sítios: porcos, vacas, poneis, éguas, pavóes, patos, gansos, coelhos, chinchilas, galinhas, perus, porquinho da india, pombas, ovelhas, etc.
Existem também atividades dentro de períodos agendados. Arte e artesanato, com colagens, pintura, desenhos, argila, fazer bolos, etc.
Durante o verão são oraganizadas atividades extras e geralmente são livres para todas as idades, cada idade selecionada de acordo com uma atividade específica.
A iniciativa se estende ás escolas locais que tem dias agendados para levar as crianças visitar as fazendinhas a participar das atividades.
Muito legal levar uma criança nas fazendinhas e acompanhar as suas reações. Desabituadas a ver de perto os bichos, elas sentem a proximidade como um presente., o que na verdade é mais do que isso.

Algumas fazendinhas com fotos (sites em holandes):

*depijp
*bijlmerweide
*de werf
*t' brinkie
*polderzicht

Nenhum comentário:

Postar um comentário