As mini fazendinhas foram criadas para proporcionar um contato maior entre as crianças e os bichos. Não só promover o contato físico mas educar e ensinar através de cuidados também, tais como amamentar cabritinhos, dar comida às galinhas, éguas e porquinhos.
Assim as crianças aprendem a zelar e respeitar os animais num contato real e responsável. Aprendem a cuidar e isso implica e se estende aos seres vivos de um modo geral. O respeito pelos animais e seu local, sua dependência e fragilidade frente aos humanos, e outras coisas que vem junto com tudo isso. Também são incentivadas a organizar e limpar o local depois dese utilizarem das ferramentas e equipamentos.
Os bichinhos que moram lá são na sua maioria aqueles encontrados em fazendas e sítios: porcos, vacas, poneis, éguas, pavóes, patos, gansos, coelhos, chinchilas, galinhas, perus, porquinho da india, pombas, ovelhas, etc.
Existem também atividades dentro de períodos agendados. Arte e artesanato, com colagens, pintura, desenhos, argila, fazer bolos, etc.
Durante o verão são oraganizadas atividades extras e geralmente são livres para todas as idades, cada idade selecionada de acordo com uma atividade específica.
A iniciativa se estende ás escolas locais que tem dias agendados para levar as crianças visitar as fazendinhas a participar das atividades.
Muito legal levar uma criança nas fazendinhas e acompanhar as suas reações. Desabituadas a ver de perto os bichos, elas sentem a proximidade como um presente., o que na verdade é mais do que isso.
Algumas fazendinhas com fotos (sites em holandes):
*depijp
*bijlmerweide
*de werf
*t' brinkie
*polderzicht
Nenhum comentário:
Postar um comentário